Futebol Nacional

CBF convoca seleção olímpica e desfalca clubes no Brasileiro

Folhapress | 16/08/19 - 14h28
Lucas Figuereido / CBF

Com Pedrinho, do Corinthians, Antony, do São Paulo, e Arthur Cabral, do Palmeiras, a CBF anunciou nesta sexta-feira (16) os convocados para os amistosos pela seleção olímpica até o fim de 2019. Nove dos 23 chamados atuam no futebol brasileiro por Bahia, Atlético-MG, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Fluminense e Vasco.

Em setembro, por conta de amistosos da seleção olímpica, os clubes serão desfalcados na 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. No fim de semana dos dias 7 e 8, o Corinthians pega o Ceará, o São Paulo enfrenta o Inter e o Palmeiras encara o Goiás, por exemplo. Palmeiras e Fluminense também terão um jogo adiado da 16ª rodada no dia 10 de setembro.

Como a seleção olímpica volta a se reunir em outubro e novembro, em datas ainda a serem definidas, os clubes devem ser desfalcados novamente em outras oportunidades.

"A gente faz os amistosos paralelos com a seleção principal, em seis datas Fifas que temos até o final do ano", disse Branco, coordenador do projeto olímpico.

A lista foi divulgada logo depois de Tite definir os chamados para o time principal, em evento na sede da confederação, na zona oeste do Rio de Janeiro.

André Jardine, técnico da equipe olímpica, disse que não pode chamar Rodrygo, ex-Santos e atualmente no Real Madrid, que sentiu lesão, além de Malcom, do Zenit-RUS.

"A gente tem conversado muito para fazer o melhor pela seleção. Nosso objetivo é fazer o melhor pela seleção e por cada jogador. Colocaria o Rodrygo em um estágio importante. Ele sofreu lesão nesta semana, não pudemos contar com ele", apontou o treinador.

"O Malcom também é importante, mas teve lesão pequena que impossibilita ele de participar dessa convocação", continuou o técnico André Jardine.

Tetracampeão com a seleção principal na Copa de 1994, nos Estados Unidos, o ex-lateral esquerdo Branco será o coordenador do projeto olímpico ao lado do ex-meia Juninho, coordenador de seleções da CBF.

"É um prazer, enorme orgulho participar desse projeto. A responsabilidade é enorme", disse Branco.

Os convocados foram divulgados para a disputa dos amistosos contra Colômbia e Chile, nos dias 5 e 9 de setembro, respectivamente. Ambos os jogos serão no estádio do Pacaembu, em São Paulo.

Depois, a seleção tem mais dois amistosos preparatórios no Brasil, entre os dias 7 e 15 de outubro, com adversários e locais ainda em definição. Por último, os convocados vão participar de um torneio em Tenerife, na Espanha, ao lado de Argentina, Estados Unidos e Chile.

Veja a lista de convocados da seleção olímpica:
Goleiros
Cleiton (Atlético-MG)
Daniel Fuzato (Roma)
Lucão (Vasco)
Defensores
Emerson (Betis)
Arana (Sevilla)
Guga (Atlético-MG)
Ibañez (Atalanta)
Luiz Felipe (Lazio)
Lyanco (Torino)
Renan Lodi (Atlético de Madrid)
Walce (São Paulo)
Meias
Allan (Fluminense)
Douglas Luiz (Aston Villa)
Jean Lucas (Lyon)
Mauro Júnior (Heracles)
Pedrinho (Corinthians)
Wendel (Sporting)
Atacantes
Antony (São Paulo)
Arthur Cabral (Palmeiras)
Artur (Bahia)
Bruno Tabata (Portimonense)
Matheus Cunha (Leipzig)
Paulinho (Bayer Leverkusen)