Alagoas

CBMAL recebe visita da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro

General de Brigada Pontual foi recepcionado pelo comandante geral no Quartel Geral da corporação

Ascom CBMAL | 15/05/19 - 16h39
Fotos: Cb André Luiz - Ascom CBMAL

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) recebeu na tarde da última terça-feira, 14, a visita do General de Brigada Carlos Pontual, comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, localizada em Recife, a qual o CBMAL está hierarquicamente subordinado. Na ocasião, o comandante geral do CBMAL, coronel André Madeiro, recepcionou o General, que estava acompanhado do comandante do 59º Batalhão de Infantaria Motorizada (59º BMTz), tenente coronel Carlos Gadelha, apresentando a tropa e exibindo um panorama da corporação na presença dos oficiais superiores.

Para o General de Brigada Pontual, a missão bombeiro militar é um permanente desafio. “Vocês executam a missão com uma maestria e profissionalismo que até nos deixa mal acostumados, pela dedicação e amor com que vocês cuidam de vidas. São diversos ramos de ação e vocês sempre cuidando das pessoas. Trabalham nas piores condições, em ambientes de caos e sofrimento, mas quando vocês chegam levam esperança, levam vida, e não podem errar. Ser bombeiro é um desafio diário e por isso precisam estar permanentemente preparados para cumprir essa missão tão nobre”, enalteceu o General.

Na ocasião, foi apresentado ao General um panorama sobre a situação atual do CBMAL, como efetivo, unidades operacionais, equipamentos e viaturas operacionais prontas para atuação em todo o estado. Além disso, foi discutida a preparação do CBMAL para uma possível atuação no bairro do Pinheiro. Processos de aquisição de equipamentos, locação de máquinas, além de parcerias para emprego de cães de salvamento e militares de outras corporações especializados em busca e resgate em áreas colapsadas, são algumas das ações que vem sendo realizadas pela corporação, de forma preventiva.

“O Exército Brasileiro está à disposição no que o CBMAL precisar em relação à situação do bairro do Pinheiro. Tenho acompanhado as reuniões e sei que o CBMAL está atento a esta questão. O que eu vi hoje aqui foi uma demonstração de muito profissionalismo, uma tropa coesa, disciplinada e que responde às missões diárias com muita dedicação. Saio daqui com uma impressão muito positiva, estou extremamente satisfeito”, enfatizou.

O comandante geral do CBMAL, coronel André, agradeceu a parceria entre as instituições. “Nosso agradecimento pelo relevante apoio do EB em nossas ações, inclusive agradeço ao tenente coronel Gadelha pelo apoio contínuo em treinamentos com aeronave, na formação e instrução dos novos soldados, fiquei impressionado com a qualidade técnica e grande aporte do 59º BMTz, que é sempre um grande parceiro do CBMAL. O CBMAL também está à disposição do EB para o que for preciso”, ressaltou o comandante geral.

Após a apresentação, o General conheceu as viaturas operacionais disponíveis no Quartel do Comando Geral, bem como os equipamentos utilizados durante as ocorrências.