Nordeste

Ceará tem mais de um homicídio por hora em 2 dias com motim de policiais

O Povo Online | 21/02/20 - 14h24
Mulheres de PMs fazem oração em frente ao 18° batalhão da Polícia Militar na noite de quinta-feira | FCO Fontenele

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) confirmou 29 homicídios na quarta-feira e 22 na quinta-feira. O motim de policiais militares começou no fim da tarde da terça-feira, 18 de fevereiro. Foram 51 homicídios em 48 horas - média superior a um por hora. Em janeiro, o Ceará teve média diária de 8 homicídios por dia. Foram 261 no mês. A média dos últimos três dias, portanto, triplicou.

Em fevereiro do ano passado, a média foi inferior a seis homicídios por dia, com 164 homicídios. Na comparação com o mesmo mês de 2019, portanto, a média de assassinatos mais que quadruplicou.

Nesta quinta-feira, 20, equipes da Força Nacional começaram a chegar ao Ceará para reforçar o policiamento. O presidente Jair Bolsonaro assinou decreto autorizando o uso das Forças Armadas no Estado para Garantia da Lei e da Ordem (GLO). A partir desta sexta-feira, o Exército assume a segurança do Ceará.

Policiais militares do Ceará iniciaram paralisação na tarde de terça-feira, 18 de fevereiro, em protesto contra plano de reestruturação salarial de policiais e bombeiros militares do Ceará. Confira a cobertura das manifestações dos policiais, os atos de violência e a repercussão política do caso.