Brasil

Chuva causa alagamento no térreo da Bienal durante a SP-Arte

Folhapress | 06/04/19 - 18h35
Folhapress

Não era uma performance, ao contrário do que muitos pensaram no início. O temporal que caiu em São Paulo na tarde de sábado (6) inundou o térreo do pavilhão da Bienal, onde ocorre a feira SP-Arte.

A água entrou pelas portas de vidro do térreo, alagando os estandes de uma série de galerias, entre elas a Andrea Rehder.

Galeristas e colecionadores transitavam assustados no meio da água, alguns gritando ao ser atingidos por respingos e outros permanecendo impávidos em suas cadeiras para não molhar os pés. O térreo do pavilhão abriga a ala de galerias emergentes, que representam em geral jovens artistas estreantes no mercado de arte. 

Uma equipe de bombeiros e faxineiros tentou conter as ondas que vinham de fora com rodos, mas demorou para que fosse possível avistar de novo o chão e estandes ficaram encharcados.

A água se estendeu por boa parte do nível mais baixo do prédio modernista desenhado por Oscar Niemeyer, transformando os corredores de estandes num espelho d'água.

"A onda veio por cima, não deu tempo de evitar. Destruiu a obra inteira", disse a galerista Andrea Rehder, sobre uma instalação com 700 placas de vidro criada pela artista Alessandra Rehder, sua filha. A peça é avaliada em R$ 21 mil. "A água veio numa grande velocidade."

Na mesma galeria, um profissional da limpeza ainda esbarrou com o rodo numa escultura de alumínio, que caiu de seu pedestal. A marchande disse que acionaria um seguro para reaver os valores.