Alagoas

Chuvas: confira como está o abastecimento dos municípios da Região Metropolitana de Maceió

Ascom BRK | 08/07/22 - 18h43
Bárbara Pacheco/Ascom BRK

Dos municípios da Região Metropolitana de Maceió atingidos pelas fortes chuvas, Atalaia, Messias e Rio Largo já estão com unidades produtoras em funcionamento e mais de 95% do abastecimento normalizado. Apenas Murici segue com o fornecimento de água instável devido à falta de energia, resultado dos danos causados pelas enchentes ao sistema elétrico.

No município, que conta com geradores elétricos instalados pela BRK no sistema produtor da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), as equipes operacionais enfrentam dificuldades no acesso às unidades para manter os equipamentos em funcionamento. Os técnicos da BRK conseguiram abastecer os geradores na noite dessa quinta-feira (7), com o apoio da Casal e da Prefeitura de Murici, para minimizar os transtornos à população.

“Estamos trabalhando dia e noite para normalizar o abastecimento na cidade enquanto a distribuidora de energia atua para recuperar plenamente o sistema elétrico. Nossas equipes estão usando tratores e motoniveladoras para conseguir acessar as unidades e reabastecer os geradores, que são projetados para serem utilizados por curto período de falta de energia”, explica o diretor operacional da BRK em Alagoas, Herbert Dantas.

Até que o fornecimento de água seja retomado de forma plena, a BRK continua com o atendimento emergencial às unidades de serviços essenciais. Somente nesta semana, a empresa já enviou mais de 1 milhão de litros de água por meio de caminhões-pipa aos municípios, que contam com um efetivo de cerca de 200 funcionários em regime de plantão para atender as diversas ocorrências.

Além da força-tarefa para a retomada do abastecimento, a concessionária colocou à disposição das prefeituras retroescavadeiras, tratores, caminhões hidrojato e outros equipamentos para apoio na limpeza das vias, escolas, hospitais e prédios públicos. A BRK também disponibilizou as lojas de atendimento como pontos de arrecadação de donativos e se propôs a dobrar as doações recebidas, que serão entregues à Defesa Civil de Alagoas para distribuição às vítimas das enchentes.

Pilar e Marechal Deodoro - Em Pilar, a distribuição de água foi comprometida por causa do rompimento parcial de uma adutora de água bruta da Casal, ocasionado pelas chuvas. O sistema passou por manutenção emergencial nesta sexta-feira (8) e será reativado.

Já em Marechal Deodoro, o reservatório do Broma e a Captação Volta D’Água operam com capacidade reduzida para assegurar a qualidade da água entregue à população, já que as chuvas alteraram as condições de cor e turbidez da água bruta do manancial.