Alagoas

Chuvas: Defesa Civil alerta para retirada de pessoas de áreas próximas a rios em Alagoas

TNH1 | 16/06/22 - 12h55
Reprodução

A Defesa Civil Estadual divulgou um alerta, na manhã desta quinta-feira, 16, para o risco de transbordamento do Rio Mundaú após as chuvas intensas que seguem caindo em Alagoas nas últimas horas. Segundo o coordenador, tenente-coronel Moisés Melo, a orientação para os órgãos municipais é agir com o plano de contingência para retirar pessoas de áreas vulneráveis onde podem ser castigadas pela água. 

"Gostaria de mandar um alerta para vocês que residem às margens do Mundaú. Nas cidades que são cortadas pelo rio, a exemplo de União dos Palmares, Rio Largo e Murici... O rio está no seu limite, prestes a transbordar. Se as chuvas continuarem com essa intensidade, ele vai transbordar daqui a minutos ou horas", afirmou em vídeo enviado para imprensa.

"A orientação para todas as defesas civis é colocar em prática o plano de contingência e retirar as pessoas da área de risco para colocá-las em local seguro, para salvaguardar vidas das pessoas que moram nessas áreas mais vulneráveis", continuou.

Assista:

Ainda de acordo com Moisés Melo, além do Rio Mundaú, os rios Paraíba e Jacuípe também estão com níveis elevados. "Chove em toda região Norte, como Maragogi, São Miguel dos Milagres e nas principais bacias dos rios Paraíba e Mundaú, e no Vale do Jacuípe. Principalmente, Mundaú e Jacuípe", destacou.

Ontem, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) reforçou o cenário de atenção em Alagoas e emitiu quatro alertas de chuvas para praticamente todas as regiões do estado. Das três faixas de grau de severidade, dois são amarelos, um é laranja e outro é vermelho, considerado o de grande perigo.

Segundo o alerta vermelho do Inmet, havia possibilidade de chuva acumulada superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia, com risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas em cidades com tais áreas. O alerta foi para 33 cidades das regiões Norte, Metropolitana, Zona da Mata e toda faixa litorânea de Maragogi até Coruripe.