A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN/SEMARH/AL) manteve o alerta de chuvas fortes paras as regiões metropolitana de Maceió, Baixo São Francisco e na metade sul das regiões ambientais do Litoral e Zona da Mata. O novo alerta, divulgado nesta quinta-feira (1°), pode se estender até este sábado (03).
De acordo com o órgão, o aprofundamento de cavados em áreas de instabilidade pode contribuir para a ocorrência de chuva mais persistente entre o litoral de Alagoas e Sergipe, especialmente nas próximas 48 horas. A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais pediu uma atenção especial para as regiões ambientais do Baixo São Francisco e metade sul do Litoral e Zona da Mata do Estado de Alagoas, bem como para a região metropolitana de Maceió, onde os acumulados de chuva já ultrapassaram 60 mm nas últimas 24 horas.
Riscos à população
- Há risco para alagamentos, principalmente nas áreas com deficiência de drenagem urbana, cheias em pequenos riachos, bem como elevado risco para deslizamentos em áreas de encosta;
- Os acumulados de chuva podem continuar elevados no Baixo São Francisco e no sul das regiões ambientais do Litoral e Zona da Mata, bem como na região metropolitana de Maceió;
- Nas demais regiões ambientais do Estado de Alagoas, há possibilidade de chuva, porém sem risco associado.
Inmet divulga alerta para as próximas 24h - O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu na manhã desta quinta-feira (1º), um alerta laranja para perigo de acumulado de chuva em 31 municípios do leste alagoano, incluindo a capital, Maceió. O alerta do Inmet é válido até as 10h da manhã desta sexta-feira (02).
De acordo com o Instituto, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios nas cidades classificadas no alerta. A previsão é que chova entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia.