Televisão

Cidade Confere: o combate às fake news ganha reforço no Cidade Alerta Alagoas

TNH1 | 20/08/21 - 11h01

Você já caiu em alguma fake news? Já compartilhou alguma informação sem ter certeza de que ela era realmente verdadeira? De acordo com pesquisas, mais de 60% dos brasileiros não conseguem reconhecer uma notícia falsa, e o pior, acabam replicando antes mesmo de conferir. Some-se a isso o fato de que 3 em cada 4 brasileiros têm acesso à internet, temos assim 134 milhões de cidadãos expostos a notícias falsas e a todos os danos que elas causam.

Mas a partir de agora você tem mais uma ferramenta no combate às fake news. No “Cidade Confere”, a equipe do Cidade Alerta Alagoas apura, checa, buscas as fontes para esclarecer as fake news de maior repercussão e que podem interferir na vida do cidadão.

Para a editora-chefe do Cidade Alerta Alagoas, Olga Sarmento, é preciso lidar com esse novo fluxo de informação que se dissemina nas redes, e a apuração séria e precisa dos fatos é uma das mais importantes ferramentas.  

“A pandemia foi um exemplo do poder devastador de uma informação falsa, sem checagem. E além da apuracão diária dos fatos, que é a missão de todo bom jornalismo, precisamos agora lidar com o fenômeno das fake news. O Cidade Confere vem justamente com essa missão de reforçar esse combate à desinformação, levando até ao telespectador o esclarecimento objetivo de fatos que são disseminados nas redes e nos aplicativos de mensagem, e que geram dúvidas e prejuízos à população”, afirma a jornalista, que comanda a equipe do Cidade Alerta Alagoas que conta também com a produção de Renata Pais, Fernanda Moura, Leandro Santiago e Vanessa Souza.  

Olga Sarmento: Cidade Confere vem com missão de reforçar combate à desinformação

O apresentador do programa, Edson Moura, ressalta o papel da imprensa neste momento de excesso de informação. 

“Em um mundo repleto de notícias instantâneas, nunca foi tão necessário o papel do bom jornalismo, aquele que apura, que ouve todos os lados. Nós já fazemos isso todos os dias no Cidade Alerta Alagoas, e agora vamos além. O Cidade Confere vai apurar notícias que chegam no WhatsApp, no Facebook e que, se forem falsas, podem prejudicar muitas pessoas”, ressalta.

Assista ao teaser do novo quadro do Cidade Alerta Alagoas: