Maceió

Cinco cachorros morrem em quatro dias em casa do bairro do Farol e tutor denuncia envenenamento

Eberth Lins | 06/04/23 - 11h50
Três cães foram encontrados mortos no domingo e outrs dois nesta quinta | Foto: Cortesia ao TNH1

Um jovem de 23 anos, que era tutor de nove cães de médio porte, procurou a polícia para denunciar que cinco cães foram mortos, supostamente, por envenenamento. Chrysthyan Victor conta que desde o domingo (02) vive dias angustiantes, quando amanheceu com três, dos noves animais, mortos em casa.

"Eu tenho uma cachorra que é idosa, que também está mal, se fosse só ela eu sofreria, mas ia entender que era por conta da idade, mas imagine amanhecer e dar de cara com três mortos de uma vez? Isso só pode ser envenenamento", relatou o tutor.

Ainda abalado com as mortes dos cães no último domingo, Chrysthyan Victor disse ter sido acordado, nesta quinta-feira (06), com uma ligação informando que mais um cão tinha sido encontrado sem vida.

"Essa noite dormi na casa da minha namorada e, umas 6 horas da manhã, a cuidadora da minha avó ligou dizendo que tinha mais um cachorro morto na minha casa e que minha cadela mais velha estava agonizando. Estou desde cedo tentando ajuda do Centro de Zoonoses, minha cachorra está sofrendo muito", disse. No final da manhã, a cachorra que estava agonizando, infelizmente, também não resistiu e morreu, conforme informado pelo tutor às 11h desta quinta-feira. Com ela,  totalizam-se cinco mortes.

O caso aconteceu na Rua Manoel Leal, no bairro Farol. Ao TNH1, o denunciante contou que os cães conviviam harmoniosamente na vizinhança e que nunca recebeu reclamações. "Não me lembro de alguém ter reclamado, sempre foi tudo muito tranquilo. Antes, minha mãe era quem cuidava deles, tenho uma que já vai fazer 15 anos e os outros eram filhotes que cresceram aqui", acrescentou.

O caso deve ser investigado pela Delegacia Especializada de Combate a Crimes Ambientais. "Já registrei o Boletim de Ocorrência, disponibilizei fotos e vídeo, tudo para que isso não fique impune", complementou o tutor.

O TNH1 tentou contato com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), o antigo Centro de Zoonoses, para saber se receberam o contato e se algo foi feito para ajudar os cães. Leia a nota na íntegra:

A Secretaria de Saúde informa que a Unidade de Vigilância em Zoonoses e a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável já fizeram o recolhimento dos corpos dos animais.

A SMS reforça que atuou de maneira excepcional, já que atribuição da UVZ é relacionada a mortes com suspeitas de zoonoses e não outros casos clínicos (como envenenamento). Nestes casos, o recolhimento é feito pela SUDES.  A Secretaria também esclarece que o recolhimento aconteceu logo após o envio da localização da ocorrência, que foi solicitada às 8h30, mas enviada pelo solicitante apenas às 11h43min.