Agenda Cultural

Cine Filarmônica: espetáculo apresenta trilhas do cinema e TV nesta sexta-feira, em Maceió

Paulo Victor Malta | 11/04/24 - 09h33
Assessoria

Quem não se arrepia ao ouvir aquela música do seu filme favorito? Ou não se emociona ao recordar de uma cena marcante do cinema? A Orquestra Filarmônica de Alagoas abre, nesta sexta-feira, 12, a temporada de espetáculos com o "Cine Filarmônica", onde apresentará uma série de clássicos do cinema e da televisão. O concerto acontece às 20h no Teatro Deodoro, no Centro de Maceió.

O maestro e diretor musical Luiz Martins, que rege os 50 músicos da orquestra, afirmou que será uma noite de temas incríveis. “A música transcende a tela e chega até a vida das pessoas. Uma memória, um momento. Há filmes e músicas que se tornaram ícones e que fazem parte da vida de muita gente! O Cine Filarmônica propõe uma viagem ao mundo mágico das trilhas sonoras”.

Não é exagero dizer que será um “desfile de clássicos”, pois aqueles que forem ao Teatro Deodoro vão presenciar a interpretação de trilhas de filmes como Três Homens em Conflito, um dos maiores filmes de faroeste, também o divertidíssimo Caça Fantasmas, Piratas do Caribe, Vingadores, a trilha assustadora de Psicose a emocionante Now we are free do filme Gladiador, Indiana Jones e tantas outras, mas também terá espaço para surpresas, neste espetáculo que faz parte da série mundo, que mescla diversos outros estilos a orquestra, como os espetáculos “Clássicos do Rock” e Flashback anos 80”. E quem sabe, o tema de abertura marcante de Harry Potter. 

Um espetáculo como esse exige muito dos músicos, por serem trilhas complexas e que mexem com o emocional de quem está assistindo ao concerto. “Tocar esse repertório é um desafio e um prazer ao mesmo tempo, porque tocar temas de filmes é mesmo pensar que você vai tocar músicas feita para orquestra mas não reconhecidas como erudita. Grande parte das trilhas sonoras, são compostas e gravadas por orquestras, o que traz uma maior complexidade para tocar e demandam uma maior atenção ainda, aos detalhes, visto a riqueza musical de muitas dessas trilhas que iremos apresentar para o público, o que faz deste concerto um desafio prazeroso, porque para nós da Filarmônica de Alagoas, quanto mais detalhe melhor, porque nos obriga a evoluir, como num jogo de videogame, queremos sempre passar para a próxima fase", comentou Lenivaldo Neto, músico e presidente da cooperativa Filarmônica de Alagoas.

Os ingressos custam a partir de R$40,00 e estão sendo vendidos online pelo sympla, no link https://www.sympla.com.br/evento/cine-filarmonica/2378256?referrer=l.instagram.com