Futebol

Classificação e dinheiro no bolso: saiba quanto o CRB vai receber por chegar às semis do Nordestão

O Galo agora encara o vencedor de Bahia e Náutico, que medem forças às 21h30 desta quarta (10), na Arena Fonte Nova, em Salvador

Gabriel Amorim* | 10/04/24 - 07h00
Matheus Albino foi um dos destaques da classificação do Galo | Francisco Cedrim/CRB

Vaga debaixo do braço e dinheiro no bolso. É assim que ficou o CRB após garantir a classificação às semifinais da Copa do Nordeste. E foi na emoção: após um empate sem gols no tempo normal diante do Botafogo-PB, no Rei Pelé, na noite dessa terça-feira (9), o Galo bateu o Belo por 4 a 3 nos pênaltis, em uma noite iluminada de Matheus Albino, que defendeu duas cobranças do time do técnico Moacir.

A decisão foi em tiro único e o CRB teve a oportunidade de jogar com o mando de campo por causa da melhor campanha na 1ª fase, conforme prevê o regulamento da competição.

O Galo voltou a se classificar às semifinais após dois anos. Em 2022, o Alvirrubro enfrentou o Sport em jogo único, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE), e tropeçou por 3 a 1. Os gols do Leão foram marcados por Parraguez (2) e Luciano Juba, e Anselmo Ramon descontou para os visitantes.

Com a classificação, o CRB vai receber mais uma cota da CBF. O Alvirrubro já ganhou R$ 575 mil por passar da primeira fase e, agora, mais R$ 733 mil por chegar às semifinais.

O Clube de Regatas Brasil agora aguarda o vencedor de Bahia e Náutico, que medem forças às 21h30 desta quarta (10), na Arena Fonte Nova, em Salvador.

O jogo - Para a surpresa de quem acompanhou o duelo, o técnico do Botafogo levou a campo um time misto para encarar o CRB. O atacante Pipico, por exemplo, só entrou na etapa final de olho nas penalidades. A decisão era priorizar a final do Paraibano, no próximo sábado, contra o Sousa. A ida acabou em 0 a 0.

No tempo normal, as equipes fizeram um jogo movimentado no Rei Pelé. O Galo acertou duas bolas no travessão. Do lado do Belo, o goleiro Dalton foi o grande nome da partida e evitou que o Alvirrubro abrisse o placar.

(Crédito: Francisco Cedrim/CRB)

Com o apito no fim do segundo tempo e o empate persistindo no placar, a decisão foi para os pênaltis. E brilhou a estrela do goleiro Matheus Albino e dos atletas do Galo. Anselmo Ramon, Gegê, Falcão e Matheus Ribeiro converteram as cobranças, enquanto Pipico e Rusch desperdiçaram pelo Botafogo. Final: 4 a 3, e classificação para o time de Daniel Paulista.

Assista algumas das cobranças, registradas nas lentes do repórter Bruno Protasio, do Pajuçara Futebol Clube (PFC), da Rádio Pajuçara FM.

Próximos jogos - O CRB só deve voltar a campo no próximo dia 19, quando estreia pela Série B diante do Novorizontino, fora de casa. Os clubes aguardam a CBF bater o martelo quanto à primeira rodada da competição nacional.

Eliminado, o Botafogo agora irá colocar as forças no Paraibano, que acontece no próximo sábado, contra o Sousa, às 16h30 (de Brasília), no Almeirão.

Ficha Técnica

  • CRB: Matheus Albino, Hereda (Matheus Ribeiro), Saimon, Gustavo Henrique e Willian Formiga; Falcão, Rômulo (João Neto), Gegê e Jorginho (Welder); Mike (Caio César) e Anselmo Ramon. Téc.: Daniel Paulista.
    BOTAFOGO-PB: Dalton, Erick, Souza Tibiri (Lenon), Wendel Lomar e Evandro; Rodrigo (Reniê), Lucas Siqueira (Júlio Rusch), Thallyson e Bruno Leite (Paulinho); Bruno Mota (Pipico) e Jean Silva. Téc.: Moacir Júnior.
  • Árbitro principal: Leonilson Fernandes Trigueiro Filho (CBF-RN); assistente 1: Lorival Candido das Flores (CBF-RN); assistente 2: George Italo Antas Nogueira (CBF-RN); quarto árbitro: Jose Jaini Oliveira Bispo (CBF-AL)

*Estagiário sob supervisão