Conteúdo de Marca

Clínica de medicina de família passa a atender por plano de saúde em Maceió

12/02/20 - 09h55

Quais são as causas dos principais problemas de saúde que levam as pessoas às clínicas e hospitais? A resposta a essa pergunta é algo que a medicina de família se propõe a dar ao paciente e, assim, inseri-lo de forma ativa em um plano de cuidados para uma vida mais saudável.

Com essa proposta, a Clínica Senescence, que atua em três estados do Nordeste, e chegou a Maceió no final do ano passado, tem inserido o serviço no setor privado. Ela já atende também pacientes do plano Amil Saúde.
A atuação integrada de enfermeiro, técnico de enfermagem, médico e outros profissionais, proporciona à medicina de família uma ampla análise do paciente, encaminhando para especialistas apenas as questões mais específicas, e mantendo o acompanhamento após a consulta.

A médica de família e responsável técnica da Clínica Senescence, Laura Fripp, detalha por que a Atenção Primária pode gerar tais ganhos à saúde da população. "Se o paciente tem, por exemplo, um câncer no fígado, ele pode apresentar hipertensão, depressão, enxaqueca e desnutrição. O especialista é quem vai cuidar do aspecto pontual, mas e as outras questões, como ficam? Nossa proposta não é só a consulta, tem o acompanhamento, por vários profissionais, cada um na sua competência".

De acordo com o Ministério da Saúde, equipes de medicina de família, formadas por diversos profissionais são capazes de resolver de forma efetiva até 85% dos problemas levados a consultórios, e a um custo sustentável para a população.


Medicina de Família e Atenção Primária à Saúde são consolidadas em diversos países

A atenção primária, como é conhecida, não é nova no Brasil. Ela vem sendo implantada pelo SUS desde 1994 no Programa de Saúde da Família (PSF), com objetivo de promover o acesso à saúde, à integralidade, à continuidade e à coordenação do cuidado. E em países como Canadá, Inglaterra, Espanha e Holanda está consolidada e amplamente difundida.

Por aqui, algumas das clínicas já estão equipadas e têm profissionais qualificados para realizar o check-up completo, além de prevenção ginecológica, retirada de pontos, cantoplastia (retirada de unha), retirada de sinais, lavagem de ouvido e outros.
Em Maceió, a Senescence funciona no Harmony Medical Center, sala 712, bairro de Jatiúca. A clínica também tem sedes em Fortaleza e em Recife.

Entre em contato pelo telefone (82) 3313-7080 ou Whatsapp (82) 99117-4331.