Nordeste

Clube e técnico são punidos após ordem para tirar time de campo no Piauí

Futebol Interior | 08/03/20 - 10h49
Pablo Silva/TV Clube

O Timon-PI e o ex-treinador do time, Nivaldo Lancuna foram punidos pela segunda comissão disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí (TJD-PI) em R$ 350. A punição ocorreu após ordem para tirar time de campo e acabar jogo aos 34 minutos do segundo tempo, em partida contra o Altos, pela primeira rodada do Campeonato Piauiense.

As imagens da partida foram analisadas e um vídeo flagrou o treinador fazendo sinais para atletas caírem, simulando lesões. O treinador solicitou isso aos atletas após a expulsão de três atletas durante a partida. O Timon-PI perdia o jogo por 2 a 1, e o duelo foi encerrado aos 34 minutos do 2º tempo por insuficiência técnica.

Na súmula, o árbitro Diego Castro relatou o comportamento do treinador do Timon-PI e explicou o fim da partida por insuficiência técnica.

Timon-PI e Lancuna foram julgados pelo artigo 205 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva por "impedir o prosseguimento de partida, prova ou equivalente que estiver disputando, por insuficiência numérica intencional de seus atletas ou por qualquer outra forma". A pena poderia chegar a R$ 100 mil.

Na ocasião, o presidente Leal Filho chegou a admitir, em entrevista coletiva, que deu ordem para "tirar o time de campo".