Futebol

Clubes "atrasados" têm até 5 de janeiro para enviar documentação para disputar o Alagoano

01/12/15 - 17h28

FAF prorroga para 5 de janeiro o prazo para clubes entregarem documentaçõesFAF prorroga para 5 de janeiro o prazo para clubes entregarem documentações

FAF prorroga para 5 de janeiro o prazo para clubes entregarem documentações

A princípio, o prazo para os clubes enviarem as documentações necessárias para disputarem o Campeonato Alagoano 2016 seria no último dia 18, quando aconteceu o arbitral da competição.

Mas em meio a um cenário de incertezas, em que as federações estaduais do País não tinham todas as informações oficiais sobre o Profut e o processo de aptidão dos clubes para disputar os Estaduais, a Federação Alagoana de Futebol (FAF) decidiu prorrogar a data para os clubes "atrasados" enviarem as documentações.

Em entrevista à TV Pajuçara nesta terça-feira, o presidente da FAF, Felipe Feijó, confirmou que os clubes terão até 5 de janeiro para apresentarem as Certidões relativas a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União (CND), certificado de regularidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviços (FGTS) e a comprovação de pagamento dos vencimentos acertados em contratos de trabalho e dos contratos de imagem dos atletas.

Dos 10 clubes alagoanos, quatro ainda não tinham enviado as documentações à FAF para disputar o Estadual. Deles, somente o CSA e o ASA, segundo apurado pelo TNH1, aderiram ao Profut, se garantido na competição. O prazo de adesão ao programa se encerrou nesta segunda-feira (30), e o Murici e CSE, que não aderiram ao programa, precisam pagar suas dívidas e enviar as documentações sem ser por meio do Profut.

Ao TNH1 nesta segunda-feira, Felipe Feijó informou que o CSE já enviou as certidões conjuntas, restando somente a do FGTS, que está sendo providenciada. Sendo assim, de todos os 10 clubes, somente o Murici não entregou nenhum tipo de documentação até o momento e segue ameaçado de ser rebaixado, caso não cumpra o novo prazo de entrega.

Confira a matéria da TV Pajuçara sobre a situação: 

Vantagens do Profut aos clubes:

- Permite o refinanciamento de dívidas de impostos em 240 meses, com redução de 70% das multas, 40% dos juros e 100% dos encargos.

- Quem aderir também terá desconto de 50% nas 24 primeiras parcelas, 25% da 25ª à 48ª e 10% a 49ª à 60ª

Contrapartida dos clubes:

- Limitação de mandatos dos dirigentes

- Não atrasar salários

- Gastar no máximo 80% da receita bruta anual do futebol profissional com salários e direitos de imagem

- Investir nas categorias de base e no futebol feminino

Veja também:

- Com indefinições, prazo para clubes aderirem Profut se encerra; CSA adere e CSE entrega documentos

- Tabela do Campeonato Alagoano 2016 é divulgada; clássico será na 6ª rodada

- Contando com 10 clubes, FAF faz arbitral e define campeonato com dois grupos

CSA e o Profut

Nos ‘acréscimos’ do prazo para aderir ao Profut, o CSA conseguiu a adesão no final da tarde desta segunda-feira (30) e vai garantir aptidão para disputar o Campeonato Alagoano de 2016. Com isso, o clube marujo poderá refinanciar suas dívidas com descontos.

A diretoria do CSA ainda divulgou os comprovantes da adesão ao Profut: