Futebol

Com arbitral marcado para esta quarta, quatro clubes ainda não entregaram certidões

17/11/15 - 14h52

ASA e CSA garantiram que irão entregar certidões em tempo hábil. Foto: TNH1ASA e CSA garantiram que irão entregar certidões em tempo hábil. Foto: TNH1

ASA e CSA garantiram que irão entregar certidões em tempo hábil. Foto: TNH1

O arbitral do Campeonato Alagoano 2016 está marcado para a tarde desta quarta-feira (18) no auditório da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), em Maceió. Restando um dia para a definição oficial da fórmula da competição e de outros detalhes sobre o campeonato, quatro clubes ainda não entregaram as certidões.

Baseado no Profut, para disputar campeonatos oficiais a partir do ano que vem os clubes precisam apresentar as Certidões relativas a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União (CND), certificado de regularidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviços (FGTS) e a comprovação de pagamento dos vencimentos acertados em contratos de trabalho e dos contratos de imagem dos atletas.

Em Alagoas, seis já conseguiram essas documentações e estão garantidos no Campeonato Alagoano: CRB, Santa Rita, Sete de Setembro, Penedense, Coruripe e Ipanema. Já o CSA, ASA, Murici e CSE ainda não entregaram as certidões e precisam fazer isso até esta quarta-feira, pois, do contrário, serão rebaixados para a Segunda Divisão estadual, como confirmou a Federação Alagoana de Futebol (FAF) em fórum realizado no final do mês passado.

FAF tenta ser maleável

Em conversa com o TNH1 na tarde desta terça-feira, o presidente da FAF, Felipe Feijó, confirmou que os clubes devem entregar as certidões até o arbitral desta quarta. No entanto, a entidade estuda uma possibilidade legal de os clubes que já estão bem encaminhados quanto as suas certidões entregarem a documentação até o dia 30, prazo máximo dado pelo Profut para todo o País.

“Estamos estudando isso. Todo dia a gente descobre algo novo. Estamos ligando para outras federações para ver como eles estão fazendo e estamos chegando a um consenso aqui. Mas uma coisa é certa: vamos fazer da maneira menos prejudicial (aos clubes) e dentro da legalidade”, destacou Feijó ao TNH1.

Felipe Feijó fala sobre situações dos clubes e arbitral. Foto: Assessoria FAF

O presidente da FAF também explicou o motivo de a entidade colocar o prazo para os clubes entregarem as certidões no dia do arbitral, que obrigatoriamente acontece a partir de 60 dias antes do início da competição. “Isso foi feito para tentar fechar logo (os detalhes do campeonato) e para dar uma pressionada nos clubes. De certa forma isso surtiu efeito, pois temos seis clubes aptos aqui. No Ceará, por exemplo, tem dois. No Maranhão, Paraíba e Piauí não tem nenhum (clube apto)”, disse ainda.

Por fim, Felipe Feijó falou mais sobre essa possibilidade de a FAF dar mais um tempo, que seria até 30 de novembro, para os quatro clubes que não entregaram as certidões possam fazer isso. “A gente está estudando essa questão de prazo, porque ninguém sabe. Já perguntei a ‘10 mil pessoas’ sobre quando elas entendem que é o prazo, e elas não sabem. Acredito que quem for amanhã é porque vai ter o interesse de participar (do Alagoano 2016), então vamos criar uma alternativa, dentro da legalidade, para que todos sejam participantes. Mas claro, o que a gente der com uma mão, vamos puxar com outra também, porque os clubes terão que se comprometer (com a entrega dos documentos)”, encerrou o presidente da FAF ao TNH1, confirmando que tudo só será definido mesmo no arbitral desta quarta-feira.

Situações individuais

Dos quatro clubes que não entregaram as certidões até agora, somente um afirmou, verbalmente, que não vai disputar o Campeonato Alagoano. Alegando não valer à pena financeiramente e que não há custo benefício em pagar suas dívidas para disputar uma competição por três meses, o Murici não deve, de fato, fazer parte do Estadual e poderá ser rebaixado, além de deixar o certame com 9 clubes.

Já o CSA tem garantido, a cada semana, que entregará as certidões em tempo hábil. O ASA, que tem encontrado dificuldades financeiras, também tem corrido contra o tempo para obter as certidões e confirmou presença. Já o CSE, que inicialmente não tinha nenhuma certidão, também disse que conseguirá resolver suas pendências a tempo e irá disputar o Estadual.

Relembre:

- Mais duas equipes conseguem certidões e se garantem no Campeonato Alagoano 2016

- Em fórum, FAF alerta: quem não entregar certidões será rebaixado

- “Nada que não seja negociável”, diz CSE sobre certidões e ameaça de não disputar o Alagoano

- Presidente do ASA demonstra preocupação com certidões

- Menos um: Campeonato Alagoano 2016 já tem sua primeira desistência

- Presidente do Conselho Deliberativo afirma que CSA deve ter todas as certidões até novembro

- Federação Alagoana simplifica e cria artigo para explicar detalhes do Profut

- Em artigo, jurídico da FAF explica o clubes precisam fazer para ficar aptos para o Estadual