Nordeste

Com avanço da Covid-19, Pernambuco suspende cirurgias eletivas em 63 municípios

Diário de Pernambuco | 26/02/21 - 10h24
O secretário de Saúde, André Longo, pede compromisso da população | Foto: Governo de Pernambuco

O governo de Pernambuco anunciou, nesta quinta-feira (25), a suspensão da realização de cirurgias eletivas, em todos os 63 municípios do interior do estado que serão alvo de restrições, em razão do avanço da Covid-19. A decisão passa a valer nesta segunda-feira (1º) e segue até o dia 12 de março, abrangendo todas as unidades de saúde, nas redes pública e privada. O objetivo, segundo o órgão, é a liberação de mais leitos, ampliando a capacidade de atendimento a pacientes. Nesta perspectiva, 490 novas vagas devem ser abertas na rede particular, incluindo também o Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, no Recife; e o Hospital Memorial Jaboatão, no município de Jaboatão dos Guararapes.

“São medidas importantes e que têm impacto direto na assistência. A vacina é o caminho para superarmos a pandemia. Mas a projeção é de que ela só comece a impactar, verdadeiramente, na redução da transmissão e no número de doentes, bem mais à frente. Portanto, é uma ilusão qualquer sensação de proteção comunitária”, explicou o secretário de Saúde, André Longo, lembrando a necessidade da manutenção de todas as medidas de distanciamento social. “As recomendações continuam as mesmas, precisam ser respeitadas e adotadas por todos para que possamos continuar o nosso trabalho e salvar mais vidas”, destacou.

O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, reforçou que, a partir já desta sexta-feira (26), os 63 municípios, que compreendem os eixos das regiões de Limoeiro, Caruaru, Ouricuri e Araripina, estarão com atividades econômicas e sociais proibidas, entre 20h e 5h, nos dias úteis, e encerrando às 17h aos fins de semana. Seguem vetados os eventos sociais, valendo para todo o estado, além do retorno das aulas nas escolas municipais, com volta prevista para o dia 12 de março. “Estamos contando com o engajamento de todos os municípios nesta luta. Ao mesmo tempo, queremos chamar a atenção da população, sobretudo dos jovens. Vamos tomar medidas concretas contra qualquer tipo de abuso”, disse, lembrando o respeito as limitações também nas igrejas, e manifestações religiosas de todos os segmentos.

Para garantir o cumprimento do conjunto de ações, de acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), será disponibilizado um efetivo com cerca de 1.700 agentes de segurança, entre policiais civis, militares e bombeiros. Conforme o órgão, aqueles que infringirem as determinações sanitárias poderão ser conduzidos para as delegacias. A promessa também é de aumento no monitoramento de pontos conhecidos por registrar grande movimentação, com destaque para o turno da noite e os fins de semana. “Nos visamos diminuir o fluxo de pessoas transitando nas ruas, bem como fazendo uso de restaurantes, bares e demais serviços não essenciais. Nosso objetivo é de fazer a fiscalização junto com o poder público municipal de cada um destes locais”, disse o secretário Antônio de Pádua.

Novos leitos

De acordo com o secretário, André Longo, o estado vai abrir chamamento público para contratação de leitos de UTI e enfermaria dedicados à Covid-19 na rede privada. O edital deve ser publicado, nos próximos dias, no Diário Oficial, com a contratação por 90 dias, podendo ser prorrogada a depender da necessidade. Segundo a pasta, a expectativa é contratar, ao todo, 300 leitos de enfermaria, 150 leitos de UTI para adultos, além de 40 leitos de terapia intensiva pediátricos e neonatais.