Futebol

Com coletiva online, CSA inicia 'novo normal' em protocolo de entrevistas

Redação TNH1 | 29/06/20 - 16h45
Goleiro Thiago Rodrigues responde pergunta do repórter Bruno Protasio em coletiva online | Reprodução / Youtube

O distanciamento social e as medidas de isolamento provocadas para combater à covid-19 estabeleceram uma nova normalidade na rotina da sociedade. No futebol, a situação não é diferente. Após retomar os treinamentos presenciais no campo, o CSA iniciou na última sexta-feira (26) o modelo de entrevista coletiva online. 

A assessoria de comunicação do clube marujo elaborou um protocolo para a imprensa, informando o passo a passo de como serão as entrevistas neste primeiro momento. As coletivas virtuais acontecerão às terças, quintas e sextas. A primeira entrevista no novo formato virtual aconteceu sexta-feira passada, com o técnico Eduardo Baptista. Hoje, por questões técnicas, a entrevista foi antecipada e o personagem da vez foi o goleiro Thiago Rodrigues. 

No protocolo feito pelo departamento de comunicação azulino, os jornalistas que cobrem o clube são cadastrados para a realização da coletiva e recebem o link via Skype, software que permite comunicação pela Internet através de conexões de voz e vídeo. Ao final da entrevista, o link com alta resolução das imagens é colocado à disposição para que os portais e televisões possam reproduzir o material. O conteúdo também é disponibilizado em áudio para as emissoras de rádio. Vale ressaltar que essas últimas duas ferramentas já eram praticadas antes da pandemia. 

"Achei bom porque é uma forma de alimentar a imprensa. Você volta mais ou menos ao trabalho tradicional de coletiva, mesmo à distância, isso é um detalhe. A gente pode fazer as perguntas, tirar as dúvidas que a gente tem com quem está vivendo o dia a dia, principalmente as dúvidas desse retorno. E mantém a segurança de todo mundo. Tanto para eles (do clube), que estarão seguindo os protocolos, quanto para a imprensa, que estará à distância, mas mesmo assim conseguindo fazer o trabalho. Tudo uma questão de adaptação e principalmente de manter a segurança de todo mundo nesse momento", opinou o repórter Bruno Protasio, setorista do clube na Rádio Pajuçara FM Maceió - 103,7

O clube se prepara para o retorno das competições, que ainda não tiveram datas definidas. A Confederação Brasileira de Futebol trabalha para começar a Série B do Campeonato Brasileiro na primeira semana de agosto. Já o Campeonato Alagoano, que é organizado pela Federação Alagoana de Futebol, ainda não tem previsão de retorno.