Futebol Nacional

Com frases de efeito, Luxemburgo assume missão de tentar mudar trajetória do Cruzeiro

Folhapress | 06/08/21 - 15h59
Instagram Cruzeiro

A terceira passagem do técnico Vanderlei Luxemburgo no Cruzeiro começa com traços bem característicos do treinador, que chega para assumir uma das missões mais complexas de sua carreira: tirar o clube da zona de rebaixamento da Série B e levá-la à Primeira Divisão Nacional.

O treinador dá início ao novo desafio já neste sábado (7), quando o clube mineiro enfrenta o Brusque, às 11h, no estádio Augusto Bauer, pela 16ª rodada da Série B.

Antepenúltimo colocado, o Cruzeiro tem 13 pontos. Já o time catarinense briga por uma vaga no G4. Sexto colocado, soma 24 pontos, 2 a menos do que o quarto colocado Avaí.

Logo em sua primeira entrevista coletiva, nesta quinta (5), Luxemburgo usou frases de efeito para mostrar todo o lado "boleiro" nos seus 69 anos de idade, e apresentou um discurso motivacional direcionado à torcida, citando palavras como determinação, sacrifício, trabalho e apoio, por exemplo.

"Não adianta [o jogador] querer jogar refinado, tecnicamente. Ele tem que tirar a bola da porr.... do gol de qualquer maneira, com a bunda, com qualquer lugar, de qualquer jeito. A bola não pode entrar", enfatizou, citando que na Segunda Divisão o jogo é bem pegado.

O treinador fez questão de exaltar a grandeza do Cruzeiro, dizendo que o clube está na Segunda Divisão, mas que é um clube maior do que sua condição atual.

"Importante o torcedor estar junto com a gente. Vamos trabalhar objetivando coisa boa. Não acredito que o desafio é impossível [Voltar à Primeira Divisão]. Não acredito nesta palavra. Não estou na Segunda Divisão, estou no Cruzeiro", enfatizou.

O treinador chegou a Belo Horizonte na noite de quarta-feira (4) e foi direto para o centro de treinamento. Disse que veio para ficar e que sua família terá que visitá-lo na cidade, mostrando forte vontade de dar também uma volta por cima na carreira. Em seu último trabalho, no Vasco, de onde saiu em fevereiro deste ano com o clube cruzmaltino rebaixado à Série B, Luxemburgo disse que aceitou o convite do trabalho por ser o Cruzeiro.

"Voltar ao Cruzeiro mexeu comigo. Não tinha pensamento de voltar a trabalhar esse ano. Futebol tira muito tempo da gente. Já trouxe minhas coisas para ficar direto aqui. Família vai ter que me visitar aqui", falou.

"Não tenha dúvida que a minha vinda para cá é pela minha história, minha história pelo Cruzeiro, experiência e capacidade profissional. O Luxemburgo que disputa a Primeira Divisão é bem diferente daquele Luxemburgo que disputa a Segunda Divisão."

De personalidade forte e tido como polêmico, Luxemburgo vai precisar de um trabalho de gala para, quem sabe, levar o Cruzeiro de volta à Série A.
Os matemáticos apontam que o Cruzeiro precisa de uma campanha de quase 70% de aproveitamento nas próximas rodadas. O departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais aponta que as chances atuais de o clube voltar à elite são de 0,65%.

Para se ter uma ideia, quando o Cruzeiro venceu o Campeonato Brasileiro de 2003 exatamente com Luxemburgo no comando, teve 72,4% de aproveitamento.

"Primeira vez que estou me dirigindo ao torcedor do Cruzeiro, à Nação Azul. Prazer muito grande de estar de volta aqui à Toca, ao Cruzeiro, neste momento importante, difícil, mas que tem toda condição de nós podermos reverter essa situação e buscarmos a classificação para a primeira divisão. Nosso objetivo é esse", disse o treinador em um vídeo gravado e publicado em sua conta nas redes sociais.

Para o duelo de estreia, neste sábado, o treinador não poderá contar com Norberto, que cumpre suspensão por acúmulo de cartões amarelos, nem com Cáceres, que sofre com um incômodo no tornozelo esquerdo. Rhodolfo, Lucas Ventura e Henrique completam a lista dos vetados pelo departamento médico.

Assim, um provável time na estreia de Luxemburgo tem: Fábio; Rômulo, Ramon, Eduardo Brock e Jean Victor; Flávio, Giovanni e Rafael Sobis; Bruno José, Wellington Nem e Marcelo Moreno.

Estádio: Augusto Bauer, em Brusque (SC)
Horário: 11h deste sábado (7)
Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)