Alagoas

Com greve de agentes, visitas aos presídios estão suspensas a partir deste sábado

13/05/16 - 15h47
João Victor Souza*

A greve dos agentes penitenciários, que inicia às 16h desta sexta-feira, 13, suspenderá visitas ao sistema penitenciário a partir deste sábado por tempo indeterminado. A segurança cuidará apenas dos serviços considerados essenciais, como a segurança interna e externa dos presídios, e a distribuição de alimentos e remédios aos encarcerados.

O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas (Sindapen), Kleyton Anderson Bertoldo, destaca que o número de agentes não será reduzido. “Não haverá diminuição do efetivo nas unidades. Todos comparecerão aos presídios para fazer a segurança, até porque não dá pra diminuir pela pouca quantidade de agentes”, disse Kleyton.

Sobre as reuniões com o governador Renan Filho (PMDB), o Sindapen ainda encontra dificuldades. “Houve o primeiro encontro, mas como já prevíamos, as conversas são sempre as mesmas. Não houve avanço, mas espero que ele se sensibilize. O Estado vem ganhando mais dinheiro, a capacidade econômica está melhor do que antes, e tem que ter uma valorização do nosso serviço”, disse o presidente do Sindicato.

No início da manhã desta sexta, um pão com dois pedaços de uma serra manual foi encontrado dentro do sistema prisional. A ocorrência foi registrada em um relatório que foi encaminhado à direção para início de sindicância. 

*Estagiário sob supervisão