Nordeste

Com o dobro da altura, árvore de Natal do Recife será montada na Av. Agamenon

Folha de Pernambuco | 19/11/21 - 08h58
Marcos Pastich/PCR

Com o dobro da altura e em um local de grande circulação. Assim será a árvore de Natal que a Prefeitura do Recife vai montar na cidade e que, pela primeira vez, será erguida na avenida Agamenon Magalhães, um dos principais corredores viários da capital pernambucana.

A árvore será instalada sobre o canal da Agamenon, nas proximidades da Praça do Derby, na região central do Recife, e terá 30 metros de altura, o equivalente a um prédio de dez andares, o que é dobro, segundo a prefeitura, das últimas montadas pela gestão munincipal nos últimos anos.

A montagem da plataforma metálica que receberá a árvore já começou, e a previsão é de que o trabalho seja concluído no início de dezembro.

A plataforma ficará montada de uma margem à outra do canal e tem um desenho que reproduz as pontes da cidade. Sobre a estrutura, será colocada a árvore, que pesará 1,5 tonelada.

Segundo a PCR, a árvore tem "núcleo cilíndrico e luminoso, na cor amarela, em formato de cone, para representar uma chama acesa, cercada por uma estrutura entrelaçada, pintada de azul e coberta por luzes LED, que mudarão de cor".

“No topo da árvore, essa trama azulada, que simboliza as dores, desafios e dificuldades que a humanidade vem atravessando, abre-se em pétalas, revelando a estrela-guia do Natal e evocando o desabrochar da esperança”, explica a arquiteta Fabiana Ramalho, da Gerência Geral de Arquitetura e Engenharia da Fundação de Cultura Cidade do Recife, que concebeu a decoração. A Fundação calcula que a árvore natalina poderá ser vista mesmo a grande distância.