Alagoas

Com três novos casos da Delta em AL, secretário pede que população tome as duas doses da vacina

TNH1 com Ascom Sesau | 02/09/21 - 17h15
Carla Cleto/Agência Alagoas

Com a confirmação de mais três novos casos de alagoanos infectados com a variante delta, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, pede para a população não se descuidar e tomar as duas doses da vacina contra Covid-19. Os resultados positivos da variante foram apresentados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na noite da quarta-feira (1º).

Das pessoas infectadas, duas são do sexo feminino, com idades de 16 e 54 anos, residentes de Maceió e Marechal Deodoro, respectivamente. O terceiro caso é do sexo masculino, de 19 anos, e mora em Maceió. Outros dois casos já tinham sido registrados no Estado no dia 9 de agosto, totalizando cinco casos confirmados em Alagoas. Todos os pacientes já estão recuperados e não agravaram.

“As pessoas foram infectadas no início de agosto e a Fiocruz apresentou os resultados agora. A variante já está circulando. Nós temos cinco casos confirmados e eu não tenho dúvidas nenhuma de que há uma subnotificação e nós ficamos dependentes da análise da Fiocruz. As nossas análises são encaminhadas para aquele laboratório. Então o cidadão que está acompanhando e vendo a problemática, precisa entender que a pandemia ainda não acabou e que devemos continuar usando máscara, tomando as nossas precauções e principalmente, tomando as duas doses da vacina. Esse é o ponto objetivo que precisamos encarar. Não cabe interpretação. Temos que tomar as duas doses no tempo adequado”, diz Alexandre Ayres.

Ainda de acordo com o gestor estadual da Saúde, em outros países em que a vacinação está mais avançada foi comprovada a eficácia da vacinação contra a variante delta. “Nos Estados Unidos, por exemplo, onde a parte de cima do país decidiu pela imunização, e lá a variante delta tem circulado, mas com efeitos menores, as pessoas tem se infectado, mas, esses casos não têm agravado e os hospitais não voltaram a ficar lotados. Já a parte sul do país, onde as pessoas têm resistido a tomar o imunizante, os casos têm explodido e os hospitais estão completamente lotados. Então, esse cenário americano é semelhante ao cenário brasileiro, onde a variante delta vai atacar as pessoas que não tomaram as doses da vacina”, explica Ayres.

Vacinação dos adolescentes – Ainda de acordo com Alexandre Ayres, dos 102 municípios alagoanos, 60 já estão aptos a realizar a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos de idade com o imunizante da Pfizer, que é o único aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para esta categoria.

“Nós fizemos um pleito ao Ministério da Saúde, que tem atendido e tem encaminhado freezers para que a gente possa dotar os demais municípios dessa estrutura. Já chegaram alguns e a nossa expectativa, e promessa do Ministério, é que até o mês de setembro, os demais freezers sejam encaminhados”, explica.