Meio Ambiente

Comissão externa discute ações de resgate de animais em desastres ambientais

ONGs e gestores públicos envolvidos no resgate de animais no Pantanal serão ouvidos por videoconferência, que será transmitida ao vivo pela internet

Agência Câmara de Notícias | 09/10/20 - 21h01
Foto: Divulgação

A comissão externa que acompanha as estratégias do governo para combater as queimadas no Brasil reúne-se hoje para discutir como é feito o resgate de animais silvestres atingidos por desastres.

No Pantanal, onde o fogo já destruiu mais de 3 milhões de hectares, organizações não governamentais (ONGs) estão ajudando no resgate da fauna. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o bioma abriga 264 espécies de peixes, 652 de aves, 102 de mamíferos, 177 de répteis e 40 de anfíbios.

Imagens registradas pelos parlamentares que visitaram a região mostram um Pantanal devastado, com o céu encoberto pela fumaça, o chão seco, animais mortos ou gravemente feridos.

Uma das ONGs convidadas para participar do debate é a Ampara Silvestre, que desenvolve o Projeto Toca da Onça, que trabalha para devolver à natureza onças capturadas. A maior concentração desses felinos no mundo fica justamente no Pantanal.

Os deputados vão ouvir também a diretora do Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD), Vânia Plaza Nunes. O grupo, composto por voluntários, está recebendo apoio da Marinha para o salvamento de animais silvestres atingidos pelo incêndio em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A parceria leva abastecimento de água e comida, e auxílio de saúde para os bichos que sobreviveram ao fogo.

Debatedores
Também foram convidados para participar da discussão:
- a presidente da Comissão dos Direitos dos Animais da seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil, Gláucia Amaral;
- o secretário-executivo do Comitê Estadual Gestão do Fogo, Coronel Paulo Barroso;
- a presidente e Fundadora do Grupo de Advocacia Animalista Voluntária (GAAV), Letícia Filpi;
- a coordenadora de Fauna e Recursos Pesqueiros da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Mato Grosso (Sema-MT), Neusa Arenhart; e
- representantes da Associação Mata Ciliar e do Centro de Reabilitação de Animais Silvestre do MS.

O debate será realizado no plenário 9, a partir das 9h30, por videoconferência e será transmitido ao vivo pelo portal e-Democracia.