Futebol Internacional

Como é a 'família linda' citada por Neymar e que embala craque na Liga dos Campeões

João Henrique Marques / Folhapress | 13/08/20 - 14h25
Twitter / PSG

Confiante, Neymar jamais deixou de acreditar na classificação do Paris Saint-Germain à semifinal da Liga dos Campeões. Nesta quarta (12), o brasileiro foi eleito o melhor em campo na virada por 2 a 1 contra a Atalanta, no estádio da Luz, em Lisboa, e comentou que o otimismo demonstrado passa pela "família linda" criada no PSG.

"As coisas foram acontecendo, estávamos perdendo de 1 a 0 até os 90, mas temos uma família linda, e é impossível a gente ficar fora, eu sabia que uma bola ia chegar e iríamos fazer o gol. Fizemos os dois gols. Agora é comemorar com calma e se preparar", disse Neymar ao fim do jogo.

O bom convívio de Neymar com o elenco do PSG vai além do campo. É um churrasco com os argentinos Di Maria, Paredes e Icardi. Uma viagem com o italiano Marco Verratti ou um passeio na Disneyland Paris com o costarriquenho Keylor Navas. O brasileiro curte a vida com seus vários amigos.

Em uma clara demonstração de afeto pelos companheiros, Neymar deu a Choupo-Moting, o autor do gol da vitória PSG contra a Atalanta, o prêmio de melhor jogador em campo recebido pela UEFA.

"Caramba, para mim foi um dia especial, mas o que eu vi o Neymar fazer em campo foi incrível. Ele fez um jogo extraordinário, mas infelizmente não conseguiu marcar", comentou Choupo-Moting mesmo sem ser perguntado sobre a atuação do brasileiro.

A união com o elenco do PSG impressiona até mesmo a diretoria do clube. O diretor de futebol, Leonardo, comentou jamais ter visto um grupo com tanta amizade no futebol. Para ele, chama a atenção de que qualquer festa de familiar de jogador tem a presença em massa do plantel do time francês.

Neymar também tem se destacado como organizador de eventos com o elenco fora de campo. Em casa já programou jantares e o churrasco de comemoração do título da Copa da Liga da França no início do mês.

Neymar aponta Keylor Navas como um dos seus principais aliados. É o goleiro da Costa Rica que bate de frente com a diretoria para não relacionar o comportamento festivo do jogador fora de campo com falta de comprometimento com o clube. Já a relação com Mbappé também é avaliada como excelente pelo entorno.

Um dos trunfos para a ótima relação de Neymar no vestiário do PSG é o fato do elenco ter oito jogadores nativos da língua espanhola (os goleiros Navas e Sérgio Rico, o lateral Bernat, o volante Herrera, os meias Di Maria, Paredes e Sarabia e o atacante Icardi). A boa comunicação aumenta com a capacidade de comunicação no idioma dos brasileiros Marquinhos e Thiago Silva, do italiano Marco Verratti e do francês Mbappé.

Em campo, Neymar evita reclamar com os companheiros, mas passa boa parte do jogo pedindo o passe. A liderança exercida contra a Atalanta é um reflexo do ótimo relacionamento vivido com o grupo fora de campo.
"Não, nunca, futebol é uma coisa muito rápida e que tudo muda. Tenho na minha cabeça que vamos chegar na final e disputaremos o título com esse grupo que tanto merece. Temos outro passo muito complicado e vamos juntar nossas forças para o próximo objetivo", finalizou Neymar.