Futebol

Como era o mundo na última vez que o CRB disputou a final da Copa do Nordeste

Gabriel Amorim* | 28/05/24 - 10h24
A última vez que o clube chegou à decisão foi em 1994 | Crédito: Reprodução / Globo e Disney

O CRB constrói uma bela trajetória na Copa do Nordeste. Na noite do último domingo (26), o Regatas escreveu mais um capítulo que irá entrar nos livros da história do clube: após 30 anos, voltará a disputar a final da competição regional após bater o Bahia em plena Arena Fonte Nova, em Salvador.

E se a euforia da torcida é grande por ver o clube ter a chance de conquistar a taça depois de tanto tempo, há também uma geração de torcedores que irão vivenciar o momento pela primeira vez. Isso porque o CRB só chegou à final no ano de 1994, quando foi batido nos pênaltis pelo Sport por 4 a 0. Aquele era, inclusive, o primeiro ano de disputa da competição, organizada - curiosamente - pela Federação Alagoana de Futebol, e sediada nas cidades de Maceió, Arapiraca e Capela.

Dos 11 jogadores que começaram jogando na semifinal contra o Bahia, somente quatro - Anselmo Ramon, Gegê, Matheus Ribeiro e Saimon - eram nascidos na época.

E você sabe o que acontecia no Brasil e no mundo em 1994? O TNH1 relembra alguns fatos marcantes, que vão desde a morte de Ayrton Senna até o início da circulação do real.

A Seleção conquistou o tetra

Jogadores da Seleção posaram para foto oficial | Crédito: Ormuzd Alves / Folhapress

Após 24 anos com o grito entalado na garganta, o Brasil era tetra na voz de Galvão Bueno, que eternizou aquela conquista. O zero a zero com a Itália permaneceu no placar no tempo normal e na prorrogação. Nos pênaltis, Taffarel brilhou, e Branco, Dunga e Romário sagraram a vitória por 3 a 2. Seis copas depois, a Canarinho estava no topo do mundo outra vez!

Na fase de grupos, o Brasil passou como líder, com sete pontos, após vencer Rússia e Camarões e empatar com a Suécia. Nas oitavas, despachou os Estados Unidos por 1 a 0. Depois, encarou a Holanda e venceu por 3 a 2, e encontrou os suecos nas semifinais, vencendo por 1 a 0.

Morte de Ayrton Senna

A morte do ídolo de uma geração | Crédito: Ormuzd Alves / Folhapress

Na tarde de 1º de maio de 1994, o Brasil parou com a notícia de que perdia Ayrton Senna. Naquela manhã, em Ímola, no Grande Prêmio de San Marino da Fórmula 1, o tricampeão mundial e ídolo de uma geração vivenciava o auge quando a barra de direção quebrou e o carro seguiu direto para a barreira da curva. Horas depois, a morte de Senna, aos 34 anos, foi confirmada pelo Hospital Maggiore, em Bolonha, na Itália.

O presidente do Brasil à época, Itamar Franco, decretou luto de três dias ainda no domingo. O funeral somente aconteceu no dia 4 de maio, e as honrarias foram semelhantes às de chefes de Estado, como carreata e salva de tiros antes do enterro.

Campeões no Brasil e no mundo

Palmeiras conquistava o 8º Brasileiro | Crédito: Ormuzd Alves / Folhapress

Em Alagoas, o CRB foi batido pelo rival CSA, que conquistou, à época, o seu 32ª título estadual (hoje, conta com 40). Por pouco, o CRB não caiu naquele ano para a Série C - o clube terminou na 22ª posição geral, a primeira fora do Z2.

Na Série A, o Palmeiras levantou a sua 8ª taça da primeira divisão. Já pela Copa do Brasil, o Grêmio chegava ao 2º título (atualmente é penta) após bater o Ceará. Pela Libertadores, o São Paulo foi derrotado nos pênaltis para o Vélez Sarsfield, da Argentina. O Tricolor, no entanto, conquistou a Copa CONMEBOL daquele ano, sendo o primeiro título de Rogério Ceni como titular, com 21 anos.

Mundo afora, o Milan chegou a 5ª Champions League e ao 14º título do Italiano. O Barcelona de Romário foi campeão na Espanha, enquanto o Nantes foi o 1º no Campeonato Francês. Na Inglaterra, era apenas o terceiro ano do que viria a se tornar a mais forte e poderosa liga de futebol do planeta, vencida naquela temporada pelo Manchester United de Éric Cantona.

Primeiro PlayStation era lançado

PlayStation entrou para história dos games | Crédito: Pexels

Se hoje o PlayStation é consolidado na indústria dos games, a situação era outra no início da década de 1990. Na época, Sega e Nintendo travavam uma disputa pelo domínio, até que a Sony lançou, no final de 1994, o seu primeiro console. 

O aperfeiçoamento do som e o processamento em 3D foram um dos principais pontos de sucesso do PS1. Ambas as características graças a ideia do console usar o CD como mídia para os jogos. 

O videogame recebeu grandes lançamentos, como jogos da franquia Gran Turismo, Metal Gear Solid, Final Fantasy, Resident Evil e Silent Hill. A vida útil do console foi encerrada após mais de 102,5 milhões de unidades comercializadas.

Plano Real era lançado

Plano Real foi o 13º econômico desde 1979 | Crédito: Bibiana Dionísio / G1

Durante o governo de Itamar Franco, o Plano Real foi criado para substituir o cruzeiro e resolver uma das maiores crises inflacionárias do mundo. Fernando Henrique Cardoso assumiu como ministro da Fazenda para reorganizar a economia junto de um grupo coordenado por Pedro Malan, do Banco Central. Foi o 13º plano econômico executado desde 1979.

Os principais filmes de 1994

'O Rei Leão' (1994) entrou para a história da Disney | Crédito: Walt Disney

Sim, já fazem trinta anos do lançamento de "O Rei Leão", uma das principais animações da história da Disney. Após a exibição inicial, o filme alcançou 783 milhões de dólares ao redor do mundo. Não somente foi a maior bilheteria de 1994, mas também a 2ª maior de toda a história na época, atrás somente de "Jurassic Park".

No mesmo ano, o mundo ainda recebeu outras estreias de destaque, como “Um Sonho de Liberdade”, baseado na obra de Stephen King, “Pulp Fiction”, considerado por muitos como o filme mais importante e influente dos anos 90, e “Entrevista com o Vampiro”, baseado no romance homônimo de Anne Rice.

Friends estreava

Sitcom foi sucesso em 1994 | Crédito: NBC

O grande marco histórico da televisão em 1994 foi, sem dúvidas, "Friends". A série do grupo de seis amigos que vivem em Nova York rompeu barreiras e se tornou um sucesso mundial. A sitcom somente terminou em 2004, após dez temporadas e um total de 236 episódios.

Músicas no Brasil e no mundo

Bon Jovi estava na lista dos artistas mais escutados | Crédito: YouTube

Nas paradas musicais, a banda sueca Ace of Base dominava o topo com “The Sign”, junto de "The Power of Love", de Celine Dion, e “Always”, de Bon Jovi. No Brasil, o grupo de pagode Só Pra Contrariar lançava o seu segundo álbum de estúdio, com “Essa Tal Liberdade” tocando em toda esquina, e Zezé Di Camargo & Luciano seguia com “Eu Só Penso em Você” bombando nas rádios.

Inclusive, foi no ano de 1994 que “All I Want For Christmas Is You” foi lançada. Hoje, a canção de Mariah Carey é uma das gravações natalinas mais tocadas da história, alcançando o número 1 da parada norte-americana nos últimos cinco anos seguidos, mesmo que trinta anos depois.

Nascimento de celebridades

Um deles foi Justin Bieber | Crédito: YouTube

Foi em 1994 que nasceram vários dos artistas mais conhecidos em todo o mundo. Um deles é o cantor Justin Bieber, um dos primeiros a viralizar no YouTube em 2009, quando tinha apenas 16 anos. Outros são os atores Joseph Quinn, conhecido como o Eddie, de "Stranger Things"; Taissa Farmiga, que protagoniza a franquia "A Freira"; e Nicholas Galitzine, que nos últimos anos tem sido estrelado uma longa lista de filmes populares, como "Uma Ideia de Você".

*Estagiário sob supervisão