Alagoas

Concurso: coordenador do Centro de Educação Física da PM/AL dá dicas para teste físico

03/08/17 - 15h20

O edital do concurso público para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Alagoas foi publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 31. É praticamente a largada para uma corrida que exige muitos estudos e preparo físico. E é esse segundo item, o Teste de Aptidão Física (TAF) que preocupa e acaba barrando muitos candidatos.

Para dar uma ajudinha aos que sonham em entrar pras corporações, o TNH1 foi até a Academia da Polícia Militar de Alagoas para conhecer como são esses exercícios, e obter algumas dicas que possam ajudar aos candidatos.

MASCULINO E FEMININO: Na reportagem de Erik Maia, que você confere nos vídeos abaixo, o capitão Alberto, coordenador do Centro de Educação Física da Academia da Polícia Militar, é quem dá as dicas tanto para os exercício de ambos os sexos. Para isso, dois cadetes participaram da matéria. 

Os exames físicos começam com uma série de abdominais e com os exames de tração na barra fixa. Em seguida, os candidatos fazem o shuttle run, onde os candidatos tem que correr um percurso de 9 metros de 14 centímetros para pegar dois objetos e depositá-los em locais específicos na linha de partida. Estes três exercícios, tem maneiras correta de execução e não fazê-los desse modo pode eliminar os candidatos; assista ao vídeo:

Edição de vídeo: Eslane Reis

 

CORRIDA: CHIP VAI MONITORAR TEMPO DE CANDIDATOS

Este ano o exercício de corrida terá uma novidade. Um chip irá monitorar o tempo de cada candidato, dando mais precisão na classificação. Este ano a corrida deixará as dependências da Academia e passará a ser feita na rua.

O percurso é de 2 mil metros (2 km) em 11 minutos para os homens e 1800 metros em 13 minutos para as candidatas do sexo feminino.  

Assista à explicação do capitão Alberto:

O CONCURSO

A seleção para os cargos ocorrerá em quatro etapas: provas objetivas(realizadas em Maceió e Arapiraca), avaliação médica, teste de aptidão física e, por fim, investigação social. Todas elas têm caráter eliminatório.

São 1150 vagas, sendo 1000 policiais militares e 1150 bombeiros.