Alagoas

Confira a previsão do tempo da Sala de Alerta para o final de semana em Alagoas

Assessoria Semarh | 29/01/21 - 12h20

O último final de semana de Janeiro será de chuva na maior parte do Estado, intercalando com períodos de tempo seco. É o que aponta a previsão do tempo disponibilizada pela Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) nesta sexta-feira (29).

De acordo com o meteorologista da Sala de Alerta, Henrique Mendonça, Alagoas está sob a influência de dois sistemas meteorológicos, um vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN) e um cavado (região alongada de relativa pressão atmosférica baixa) bem próximo a superfície.

“Esses dois sistemas meteorológicos estão trazendo bastante instabilidade para Alagoas. Vale à pena ressaltar que esses sistemas são típicos nesta época do ano para a região do Nordeste do Brasil, mas a nossa perspectiva é que eles enfraqueçam com o passar dos dias e o tempo seco prevaleça aqui no Estado”, explica Mendonça.

Ainda nesta sexta, possibilidade de chuva pela manhã e nebulosidade variável com chuva passageira durante a tarde e noite em Maceió, Baixo São Francisco, Litoral e Zona da Mata. A temperatura mínima atinge os 21°C, e máxima de 29°C nestas regiões. No Agreste, Sertão e Sertão do São Francisco, tempo nebuloso com possibilidade de chuva leve e de curta duração intercalada com períodos de tempo seco, com mínima de 20°C e máxima de 32°C.

No sábado (30), tempo encoberto com chuvas na primeira metade do dia, entre a tarde e noite possibilidade de chuva e de tempo seco na Capital, Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco, com mínima de 24°C e máxima de 29°C. No Sertão e Agreste, tempo nebuloso e chuvas passageiras, 22°C de mínima e 32°C de temperatura máxima.

No último dia do mês, o domingo (31) é marcado por tempo nebuloso com possibilidade de chuva passageira em Maceió, Baixo São Francisco e Litoral, com mínima de 25°C e máxima de 31°C. No Agreste, Sertão e Zona da Mata, curtos períodos de sol intercalados com nuvens e temperaturas que variam entre 22°C e 37°C.

Aviso Meteorológico

A Sala de Alerta emitiu, no início da manhã desta sexta-feira (29), um Aviso Meteorológico para condições favoráveis de pancadas rápidas de chuva com rajadas de vento e trovoada em pontos isolados do Litoral alagoano, incluindo a região metropolitana e para Zona da Mata, durante esta manhã e início da tarde. Nas outras regiões ambientais, não existe previsão de chuva significativa.

A Sala de Alerta segue monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento.

A previsão do tempo para o final de semana em Alagoas também pode ser conferida em www.semarh.al.gov.br, bem como no aplicativo “Semarh Tempo Alagoas”, disponível na plataforma android.