Alagoas

Confira o funcionamento das unidades de saúde estaduais na Páscoa

Redação com assessoria | 17/04/19 - 14h03
Hospital | pixabay

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) inicia a Operação Páscoa a partir desta quinta-feira (18) - ponto facultativo estadual – e se estende até o domingo (21). Neste período, algumas unidades de saúde estaduais terão o seu horário de funcionamento alterado.

Hemocentros:

Unidade Maceió (Trapiche)

Quinta (18) – das 7h às 18h

Sexto (19) – Fechado

Sábado (20) – Aberto das 8h às 17h

Domingo (21) - Funcionará apenas para distribuir sangue para os hospitais


Hemoal Arapiraca

Quinta (18) – até as 17h.

Sexto (19), Sábado (20) e Domingo (21) – Funcionará apenas para liberar hemocomponentes para as unidades de saúde do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.



Funcionarão sem interrupções:


O Hospital Geral do Estado (HGE) - Maceió;

Ib Gatto Falcão -  Rio Largo;

Emergência do Agreste - Arapiraca,

Samu – As Centrais Maceió e Arapiraca e as 36 Bases Descentralizadas

Os cinco Ambulatórios 24 Horas de Maceió, localizados na Levada, Jacintinho, Bendito Bentes, Tabuleiro do Martins e Chã da Jaqueira, também estarão funcionando sem interrupções.


Quando procurar o ambulatório?

De acordo com a assessora de Média e Alta Complexidade da Sesau, Rosana Veras, os cinco Ambulatórios 24 Horas devem ser procurados por usuários que estejam com dor de cabeça, vômito, diarreia e gripe, caso tenham sofrido pequenos sofrido pequenos cortes e precisem de sutura ou necessitem estabilizar crises de asma, diabetes e convulsões.


 Quando procurar o HGE

“Já o HGE só deve ser procurado em casos de urgência ou emergência de maior gravidade. O primeiro passo é um dos ambulatórios. Em situações graves, quando houver necessidade de internação, a equipe ambulatorial estabiliza e encaminha ao HGE. No caso de crianças, a transferência ocorre para a Clínica Infantil Dayse Breda, especializada em pediatria”, orientou Rosana Veras.


Quando acionar a Samu?

O Serviço pode ser acionado  se a vítima estiver com sintomas de um Acidente Vascular Encefálico (AVE) ou infarto. Também pode ser  contatado em casos de engasgos, crises hipertensivas, afogamento, choque elétrico, queimaduras graves e acidentes de trânsito, trabalhos de parto, com risco de morte para a mãe ou para o bebê e em situações de fortes hemorragias, como ocorre com os feridos por armas de fogo e branca.