Cultura

Confira os 10 games mais jogados do mundo

22/06/17 - 15h38

O portal Newzoo, que coleta dados sobre a indústria da tecnologia e é especialista em games, divulga mensalmente o ranking com os jogos de videogame mais jogados do mundo.

Os dados são compilados com o apoio da plataforma multiplayer Overwolf, que conecta jogadores em jogos online para PC e também faz uma espécie de ligação entre jogos para computador e aplicativos. Na appstore da empresa, são encontrados mais de 300 títulos gratuitos.

Ou seja, o ranking de jogos de videogame mais jogados no mundo é elaborado com base na quantidade de sessões jogadas online, e não no desempenho comercial. A lista vale para América do Norte e Europa, sendo assim, os 20 títulos mais acessados são:

League of Legends

Gênero: Multiplayer online battle arena
Desenvolvedora: Riot Games

Também conhecido pela sigla LOL, é uma verdadeira febre mundial, jogado por mais de 27 milhões de pessoas diariamente.

Existem campeonatos de LOL em todo mundo, e seus melhores jogadores são verdadeiras celebridades, com status de rockstars e de grandes jogadores de futebol, como o sulcoreano Kuro, com mais de mil abates na carreira.

Hearthstone: Heroes of Warcraft

Gênero: Jogo de Cartas On-line
Desenvolvedora: Blizzard Entertainment

Eleito recentemente o melhor jogo multiplayer pelo Google Play Awards, Hearthstone atingiu a marca de mais de 70 milhões de jogadores online, o que o deixa folgado entre os jogos de videogame mais jogados do mundo.

Como prova de gratidão, a desenvolvedora Blizzard presenteou todos os jogadores com 3 pacotes de cards da expansão Jornada a Un’Goro.

Minecraft

Gênero: Sandbox
Desenvolvedora: Mojang Specifications

Segundo jogo mais vendido do mundo em 2016, com mais de 100 milhões de unidades comercializadas, Mincecraft é um game sui generis, sem similares no mercado, pelo menos no estilo.

Em Minecraft, o desafio é formar mundos à base de blocos quadrados, mais ou menos como em SimCity, o célebre jogo de construção de cidades.

Um dos jogos de videogame mais jogados do mundo e o maior de sua categoria, que não tem similar.

Counter Strike: Global Offensive

Gênero: Tiro em primeira pessoa
Desenvolvedora: Valve

Counter Strike é um consagrado clássico de FPS (First Person Shooter), da mesma desenvolvedora da premiada série Half Life, ambos equipados com o motor Source Engine.

World of Warcraft

Gênero: MMORPG
Desenvolvedora: Blizzard Entertainment

Um dos jogos de videogame mais jogados do mundo e o mais jogado do gênero MMORPG, estima-se que World of Warcraft some, atualmente, mais de 5 milhões de jogadores em todo o mundo.

Overwatch

Gênero: Tiro em primeira pessoa
Desenvolvedora: Blizzard Entertainment

Overwatch é também uma febre mundial em FPS, e em agosto o Brasil fará parte da Copa do Mundo do game, que será disputada nos Estados Unidos.

PlayerUnknown’s Battleground

Gênero: Jogo de sobrevivência
Desenvolvedora: Bluehole Studio

Sem muito enredo para justificar o objetivo do jogo, que é sobreviver, em PlayerUnknown’s Battleground sua meta é apenas uma: manter-se vivo, e para isso,deverá eliminar os outros jogadores que estão na ilha em que seu personagem está preso.

Jogado pela plataforma Steam, aceita também modo em equipes.

Heroes of the Storm

Gênero: Multiplayer online battle arena
Desenvolvedora: Blizzard Entertainment

Mais um jogo da Blizzard Entertainment em nossa lista, que tem em Heroes of the Storm um game estilo battle arena para ninguém botar defeito.

A proposta do game, que também faz parte do calendário mundial de competições, é congregar heróis e vilões de diversas sagas, como Diablo, StarCraft, Warcraft e Overwatch.

World of Tanks

Gênero: Ação
Desenvolvedora: Wargaming Chicago-Baltimore

Jogo do ano pelo Golden Joystick Award, World of Tanks é nada menos que uma imensa batalha campal, em que blindados militares se digladiam numa disputa frenética pelo território.

Rocket League

Gênero: Esporte 
Desenvolvedora: Psyonix

Em Rocket League, você comanda um carro, dentro de uma partida de… futebol. A proposta é tão original que foi premiada em 2015, ano de seu lançamento, com o Game Awards na categoria Melhor Jogo Independente.

Recentemente, uma equipe de jogadores conseguiu um inusitado recorde: empilharam 8 carros no modo multiplayer, uma façanha que exigiu muita habilidade e destreza dos gamers, e que pode ser vista em vídeo no Youtube.