Alagoas

Conheça a 1ª alagoana com síndrome de Down a tirar a carteira de motorista; assista

TNH1 com TV Pajuçara | 26/04/21 - 09h08

O sonho de tirar a primeira habilitação é comum para quase todos os jovens que chegam a maior idade. Mas, para alguns deles, a conquista é ainda mais especial.

Na semana passada, Laura Simões, de 20 anos, viralizou nas redes sociais por ser a primeira alagoana com síndrome de Down a conseguir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ela agora comemora a independência de dirigir não apenas o carro, mas também a própria vida. 

"Desde nova sempre quis tirar a habilitação, tudo foi uma construção. Quero incentivar pessoas que têm um tipo de diversidade a dirigir. É mais um estímulo para que eles não desistam, tenham resiliência, se errar uma vez, pode acertar outra", disse a jovem em entrevista ao programa Balanço Geral Alagoas, da TV Pajuçara

O fato de Laura ter conseguido tirar a habilitação chamou a atenção de muita gente, ainda mais quando seu irmão, Eduardo, publicou a conquista na internet. Ele só não imaginava que a irmã caçula ia fazer tanto sucesso.

"Eu tinha alguns seguidores, amigos no Twitter. A Laura já tinha postado em outras redes sociais dela. Eu imaginei que teria uma certa relevância porque as pessoas que me seguiam tomavam esse tema como importante [...] Quando abri o celular, vi 50 mil curtidas, falei 'ô louco, muita gente'", disse Eduardo.

"Muito legal principalmente o feedback das pessoas. Tocou muita gente no sentido da inclusão, acharam legal, bacana... Senti que tocou também pessoas que têm filhos com a síndrome, ou pessoas com a própria síndrome", continuou.

A mãe de Laura, Andréa Simões, destacou que a jovem foi criada para que se tornasse uma adulta independente, como está sendo. 

"A habilitação em si eu tinha certeza que ela ia conseguir. Desde que ela nasceu que a gente está sempre estimulando, olhando, tentando mais, ela aprendendo e nós aprendendo também, até mais. A habilitação, assim como trabalho, é autoestima para ela se fortalecer como pessoa, para todo mundo, né? Foi uma conquista dela", afirmou.

Agora habilitada e com o desejo de conhecer lugares, Laura disse que quer viajar pelas estradas guiando o próprio veículo, mas esses planos só serão colocados em prática mais à frente, depois da pandemia. Será mais uma página a ser escrita na vida de conquistas da nova motorista.

Veja a reportagem completa: