Conheça a mulher por trás da voz da Galinha Pintadinha

Publicado em 12/10/2015, às 07h41
Imagem Conheça a mulher por trás da voz da Galinha Pintadinha

Por Redação


A vida de Vera Fuzaro mudou completamente depois de 28 de dezembro de 2006 — dia em que o primeiro vídeo da Galinha Pintadinha subiu no YouTube. Idealizada por Marcos Luporini e desenhada por Juliano Prado, a personagem ganhou a voz da cantora, que se encontrou com o projeto de maneira despretensiosa. 


Em entrevista ao R7, Vera revelou os bastidores do nascimento da galinha que é febre no Brasil inteiro e falou um pouco sobre a sua vida longe dos estúdios.


— A intenção era que fosse só um projeto entre amigos. Nunca pensei em ganhar dinheiro com isso. Quando me dei conta, já estávamos fazendo sucesso no Brasil todo, com produtos licenciados, mais pedidos de DVD, uma loucura.

Vera Fuzaro, que trabalha como cantora desde os 18 anos, se encontrou com a Galinha Pintadinha quando a personagem ainda nem tinha forma, muito menos as pintinhas brancas no corpo azul. A pedido do amigo Marcos Luporini, produtor do estúdio onde trabalha, ela gravou a música Galinha Pintadinha.


— A gente começou a fazer sem nenhuma intenção. Ele trouxe a música e eu gravei. Ficou superlegal, mas não sabíamos nem o que fazer com ela. Daí, eu mesma falei pro Marcos: "Ah, no mínimo a gente dá de presente pra amigos, sobrinhos, sei lá, quem tiver criança".

Depois de gravarem a música, Vera e Marcos se reuniram com o desenhista Juliano Prado, que deu forma e cor à Galinha Pintadinha. Em seis meses, o vídeo tinha mais de 500 mil visualizações no YouTube. O projeto que seria presente para amigos ganhou proporções gigantescas, sendo hoje, nove anos depois, o canal mais assistido da plataforma de vídeos no Brasil.


— Até hoje, não tenho noção do tamanho do sucesso da Galinha Pintadinha, porque a minha vida continua a mesma.

Vera Fuzaro tem um carreira como cantora e já viajou o Brasil com outros projetos, mas agora se dedica completamente à personagem. Neste momento, toda a equipe está envolvida na gravação do quinto DVD da Galinha Pintadinha, que deve estrear em meados de 2016. 


— Eu não aguento mais. [risos]. É muito cansativo. E é um processo que demora bastante, por isso lançamos a cada dois anos. O pais, sempre que me veem, pedem logo novos vídeos, mas não é tão fácil assim [risos]. Primeiro gravo a voz — também faço a voz de algumas crianças e toda a locução. Algumas vezes, regravamos. Depois, juntamos com todo o arranjo e ainda precisamos masterizar e mixar.

Além das músicas da Galinha Pintadinha, Vera Fuzaro também faz a locução de algumas crianças. No primeiro DVD da personagem, o filho de Vera, Vinícius Honorário, fez uma participação especial como cantor mirim aos nove anos. Hoje, aos 21, ele seguiu um caminho diferente da mãe e não voltou a participar do projeto. Nos outros três DVDs, a cantora Isabela G. Carvalho também dividiu os vocais com Vera.

Com músicas gravadas em inglês e espanhol, a Galinha Pintadinha pretende expandir seu sucesso para fora do Brasil. Nestas versões em línguas diferentes, cantoras de outros países dão vida à nova Galinha Pintadinha, que também ganha outro nome. Nos Estados Unidos, por exemplo, ela foi batizada de Lottie Dottie.

Como seu rosto não é conhecido, Vera Fuzaro consegue levar uma vida normal, mas já foi desmascarada por amigas em certos eventos. 


— Eu prefiro não ficar falando quem eu sou, até porque as crianças se sentem enganadas quando me veem cantando com a voz da Galinha Pintadinha. Elas viram e falam: "Ué, cadê a Galinha de verdade?". Mas muitas também ficam hipnotizadas me ouvindo cantar, é engraçado.

O Facebook é o lugar em que Vera Fuzaro mais tem contato com os fãs da Galinha Pintadinha. Muitos pais desesperados agradecem pelas horas de sossego conquistadas com a ajuda dos vídeos, enquanto outros desabafam e contam histórias emocionantes relacionadas à personagem.


— Um bebê de seis meses precisava ficar em jejum por seis horas para fazer uma cirurgia e a mãe ficou desesperada, pensando no que poderia fazer para entreter a filha. E, durante todo esse tempo, a bebê ficou assistindo à Galinha Pintadinha. E ela demonstrou muita gratidão. É muito gratificante ter esses momentos, é muito lindo receber todo esse amor. Eu tento responder a todas as mensagens, é o mínimo que posso fazer.

Quando não está no estúdio gravando o novo DVD da Galinha Pintadinha, Vera Fuzaro se dedica ao trabalho voluntário com crianças diagnosticadas com câncer no Centro Infantil Boldrini, em Campinas, e também a outros projetos, como o Resgatando Valores.


— Eu gosto muito de criança, de trabalhar com o jovem. Eles têm uma energia muito positiva. A gente canta juntos, é uma energia muito boa e muito pura que elas passam.

Empolgada ao longo de toda a entrevista, Vera Fuzaro revela que o excesso de entusiasmo resulta até em uma mania que julga ser um pouco estranha.


— Eu tenho mania de abraçar muito, seja quem for! Como amo muito crianças e idosos, várias vezes, parei senhorinhas na rua pra pedir um abraço. Se chego perto de alguém que sinto algo de bom, converso um pouco e já pergunto se posso dar um abraço... Tem uma amiga que me chama de Felícia. [risos]. E crianças também! Seja quem for, já estou abraçando. [risos].

"Ah, e outra mania que tenho é a de acordar muito cedo. É a hora que acordo mais feliz, muitas pessoas não gostam. Dou bom dia pra tudo: flores, céu, dia, passarinhos. Pareço uma doida [risos]", concluiu Vera, comprovando que não há pessoa melhor — e mais feliz — para dar voz à carismática Galinha Pintadinha.


Gostou? Compartilhe