Nordeste

Consórcio do Nordeste espera Anvisa para trazer 66 milhões de doses da Sputnik V

CNN Brasil | 08/04/21 - 13h16
Divulgação / União Química

Com o baixo número de vacinas no Brasil, o Consórcio de Governadores do Nordeste tenta se movimentar para trazer 66 milhões de doses da Sputnik V ao país. Para viabilizar isso, o grupo se reuniu nesta quarta-feira (7) com a Anvisa. Presidente do consórcio, o governador do Piauí Wellington Dias (PT) explicou que, no momento, a aprovação da agência ainda é um entrave para a chegada das doses — mas comemora o resultado do encontro.

“Tivemos uma vitória importante com a Anvisa, que é separar os processos de importação pelo Ministério da Saúde, pela União Química e pelo Consórcio do Nordeste,” disse o governador. “Queremos o cumprimento da lei 124 de 2021, que reconhece a situação de calamidade e adota medida em que é possível autorização excepcional de vacinas desde que aprovada por outra agência reguladora de uma lista estabelecida pelo Congresso."

Dias disse que já está em contato com autoridades argentinas - que já aprovaram a Sputnik V e é um dos países da lista de agências reguladoras aprovadas pelo Congresso - para que enviem a Anvisa dados sobre os estudos sobre a vacina russa.