Conteúdo de Marca

CONTAGEM REGRESSIVA: Saiba aqui como se dar bem no Enem

23/09/19 - 09h29
Divulgação

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a prova mais importante para quem pretende ingressar numa universidade pública. Dividida em dois domingos, o exame neste ano acontece nos dias 03 e 10 de novembro composta por quatro provas diferentes: Linguagens, Códigos e Redação, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, respectivamente.

Com menos de dois meses para a prova, a psicopedagoga Samyra Rabelo recomenda que quem está nesse momento final não aprofunde nenhum novo conhecimento e sim apenas revise. “É preciso manter um ritmo e foco na revisão para manter o cérebro aquecido no momento da prova, sem que isso leve a uma intensidade nem desequilíbrio entre outras atividades de lazer e também no sono e na alimentação”, fala.

Um cuidado especial para este momento está com a ansiedade. Considerada uma situação natural do ser humano, a ansiedade pode ser um fator que leva ao nervosismo e até ao famoso “branco” na hora da prova. Samyra aponta que, caso a ansiedade comece a aumentar, é preciso saber o que de fato leva a esta situação para tratá-la antes da prova.

Mantendo uma rotina de estudos, a aluna Maria Luana, do Colégio e Pré-Vestibular Contato, fala estar um pouco ansiosa. “Estudamos tanto para uma prova que ficamos com medo de não dar tudo certo no dia. E o tema da redação é o que me deixa mais ansiosa, pois sempre é uma surpresa”, relata. Como deseja tentar Medicina, Luana vem se preparando para o Enem desde o início do ano com simulados mensais e trabalhando estratégias de controle do tempo de prova.

PREVISÃO

Uma boa oportunidade para aproveitar esses últimos dias antes do Enem é fazer o Previsão Contato 2019. Considerado um dos melhores cursinhos do estado, o pré-vestibular tem 26 anos de experiência em vestibulares, mantendo em sua equipe os melhores professores e garantido a aprovação de 70% dos seus alunos em universidades públicas por ano.

Com matrículas abertas, o Previsão inicia no dia 30 de setembro e dura seis semanas com aulas de segunda a sexta, e com simulados e atividades extras nos finais de semana. As aulas ocorrerão nos horários de manhã e noite, nas unidades Farol e Jatiúca. No período da tarde, o Previsão conta com plantões tira-dúvidas, assistência psicológica e correção de redação.

Além disso, o interessado pode planejar o horário e as aulas que quer assistir pela manhã (caso seja do turno matutino). Nas vésperas das provas, acontece o Plug-se, um aulão de revisão de forma descontraída e resolução de questões. Quer saber mais sobre o Previsão 2019? CLIQUE AQUI


DICAS PARA SE DAR BEM NA PROVA

A psicopedagoga Samyra Rabelo separou algumas dicas essenciais para o Enem, confira:

ANTES

- manter o ritmo de estudos;

- estudar e revisar provas anteriores observando quais são os pontos fracos;

- organizar horários de estudos e planejamento;

- dosar o tempo entre estudo e lazer;

- contar com suporte da família e amigos;

- desenvolver estratégias de resolução de questões com o tempo da prova;

- localizar com antecedência o local de prova;

- separar um dia antes todo o material a ser levado (canetas, água, lanches e documentação)

- ter uma boa noite de sono;

NO DIA

- antes de iniciar a prova, espere uns cinco minutos para aquecer o cérebro. Você pode ler as instruções da primeira página ou então folhear a prova para passar o tempo.

- começar pela prova que você mais domina;

- aprenda exercícios de respiração caso bata o nervosismo, respirar pelo nariz e soltar o ar pela boca.