Maceió
Covid-19: Prefeitura realiza neste fim de semana blitz em bares e restaurantes
SMTT realizará mutirão para recadastro do Cartão Bem Legal Especial
Braskem anuncia cronograma para famílias das novas áreas incluídas no Programa de Compensação
Ouro Preto ganhará creche para atender mais de 200 crianças
Educação
Rede estadual oferta mais de 17 mil vagas para novatos em Maceió; veja o calendário de matrículas
Após inquérito concluir que feto foi jogado em lixo de maternidade, família entra com processo
Alagoas
Turista de Manaus se recupera da Covid-19 no Hospital Regional do Norte
Covid-19: após apresentar piora, padre Manoel Henrique é intubado na Santa Casa
Meio Ambiente
Confira a previsão do tempo em Alagoas para o fim de semana
Com mais 460 novos registros e 9 mortes, Alagoas chega a 110.572 casos de Covid-19
Covid: Cosems vai levantar número de pessoas prioritárias para vacinação em Alagoas
MPE quer anular ato que reajustou salário de vereadores de Palmeira dos Índios durante a pandemia
Nordeste
Dos 9 Hospitais Universitários que vão socorrer Manaus, 7 são do Nordeste
Trabalhadores da Ford protestam contra fechamento de fábrica em Camaçari
Prefeitura de Salvador prevê 570 mil doses de vacina para grupos prioritários
Homem de 35 anos é morto pela companheira em apartamento de luxo de Salvador
Passageiro é picado por escorpião dentro de avião
Mercado de Trabalho
Governo do Ceará prevê concurso para 33 mil profissionais na saúde
Polícia
Jovem que estava foragido é preso por estuprar menina de 13 anos
Motorista embriagado é preso dirigindo na contramão da BR 316, em Alagoas
Condutor embriagado é preso após buzinar e gesticular para viatura da PM parada em semáforo
Jovem de 19 anos é morto com 15 tiros no Benedito Bentes, em Maceió
Em Arapiraca, mulher é estuprada após marcar encontro pelo Instagram
Pedreiro morre eletrocutado quando rebocava parede
Gente Famosa
Anitta, Iza e outros famosos protestam contra falta de oxigênio em Manaus
Música 'Bum bum tam tam' registra 284% de aumento por causa da CoronaVac
Duda Reis tem medo que Nego do Borel divulgue fotos e vídeos íntimos, diz B.O
Lady Gaga vai cantar o hino na posse de Joe Biden
Televisão
'Estamos esgrimando com loucos', desabafa William Bonner no JN sobre fake news; assista
Whindersson Nunes mobiliza famosos para mandar oxigênio para Manaus
Contrariando o decreto de emergência do governo de Alagoas e as orientações das autoridades sanitárias nacionais e internacionais, a Prefeitura de Teotônio Vilela, a menos de 100 quilômetros da capital, Maceió, resolveu autorizar a abertura do comércio local.
No Decreto Nº 13, publicado nessa quarta-feira, 08, no Diário Oficial, o prefeito João José Pereira Filho, o "Joãozinho Pereira" determina a retomada gradativa da atividade econômica, indo de encontro à manutenção do isolamento que permanece nas demais 101 cidades alagoanas, em cumprimento ao decreto baixado pelo governador Renan FIlho (MDB), e já prorrogado por duas vezes. O fechamento do comércio, com exceção das áreas de serviços essenciais, é uma das principais medidas adotadas no mundo inteiro para conter a contaminação pelo coronavírus. Em Alagoas, a covid-19, doença provocada pelo vírus, já matou 3 pessoas, que conta ainda com 37 casos confirmados, e outros 261 sendo investigados.
Com a liberação, os estabelecimentos funcionarão de segunda à sexta-feira das 8h até as 14horas, mas entre os trabalhadores abre exceção para as pessoas que fazem parte dos grupos de risco, que poderão atuar em regime de home office. A cidade tem cerca de 44 mil habitantes, com 28 mil vivendo na área urbana.
Em nota divulgada à imprensa, a gestão municipal usa como argumentos a ausência de casos confirmados da doença na cidade e o baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), com a maioria da população vivendo abaixo da linha da pobreza, sobrevivendo do trabalho informal. A Prefeitura alega ainda que não pode adotar as mesmas medidas de grandes centros, como a capital.
"Não autorizamos abrir todo o comércio, apenas alguns setores e de forma gradativa e flexibilizada, respeitando sempre ao afastamento mínimo entre a população e o uso obrigatório dos equipamentos de proteção individual (EPI)", diz um trecho da nota, que pode ser lida na íntegra no final da matéria.
Consultados pelo TNH1, o governador Renan Filho ainda não se pronunciou sobre o descumprimento do decreto por parte do município. A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) informou que não irá se pronunciar, mas tem divulgado orientações sistemáticas recomendando aos 102 municípios do estado o cumprimento das medidas para contençaõ do coronavírus.
Nota Prefeitura Teotônio Vilela
Cada lugar tem suas características socioeconômicos e culturais, e, com o foco na preservação da vida. O Município de Teotônio Vilela tem uma população de 44 mil habitantes, onde 28 mil vivem na área urbana do Município.
Não autorizamos abrir todo o comércio, apenas alguns setores e de forma gradativa e flexibilizada, respeitando sempre ao afastamento mínimo entre a população e o uso obrigatório dos equipamentos de proteção individual (EPI).
Não podemos também adotar medidas de cidade grande como os grandes centros populacionais, como a Cidade de Maceió, com uma população com mais de 1 (um) milhão de Habitantes. Estamos tomando todos os cuidados no sentido da fiscalização por meio da vigilância epidemiológica, com: visitas as residências de pessoas oriundas de outros
Estados e Municípios, lavagem de ruas e do comércio em geral com produtos químicos de limpeza, entrega de cestas básicas e medicação nas residências para evitar aglomeração, suspensão das aulas, mudanças no dia da feira livre e a diminuição de box com vendedores, instalação na cidade de pias com água e sabão e a instituição do trabalho em home office e tantas outras recomendações na preservação de vidas!
A presente decisão, se fez com base nas informações oficiais do IBGE, visto nosso IDH baixo 0,564 — baixo (fonte PNUD)¸ onde a grande maioria da população está abaixo da linha da pobreza, sobrevivendo por meio de trabalhos informais e com ajuda de benefícios dos governos federal, estadual e Municipal.
Outro ponto crucial, foi a ausência de casos confirmados na Cidade, bem como nas cidades circunvizinhas, a decisão (decreto) foi estudado e baseado em situações locais em cidades do Estado do Rio de Janeiro, Bahia e até São Paulo o mais afetado hoje por esta grave doença.
Por fim, o Município de Teotônio Vilela, Estado de Alagoas pode reconsiderar as medidas contidas neste Decreto podendo alterá-las a qualquer tempo, para assegurar a eficácia das medidas de prevenção/combate ao COVID-19 (Coronavírus).