Futebol Nacional

Contrato, salário e ações de marketing: veja a negociação do Botafogo por Yayá Touré

Torcedores.com | 15/02/20 - 15h20
Divulgação/Manchester City

Yayá Touré é a bola da vez no Botafogo. Após contratar o japonês Keisuke Honda, a diretoria alvinegra se movimenta para acertar com o meia-ofensivo marfinense. A informação foi divulgada primeiramente pela “Rádio Globo” e posteriormente confirmada pelo Torcedores.com. As conversas já passaram da etapa inicial e os dirigentes tentam avançar na negociação. O Comitê Executivo de Futebol do clube conduz a negociação com o empresário Marcos Leite. Ele foi responsável pela ida de Honda para o clube no fim de janeiro.

Segundo apuração do Torcedores.com, clubes da Argentina e Paraguai também estão na briga pela contratação de Touré. O jogador, de 36 anos, está livre no mercado. Afinal, ele não renovou seu contrato com o Qingdao Huanghai, da China. O alto salário de Yayá é um entrave na negociação. Assim, a diretoria alvinegra já apresentou um projeto para contratar o meia. A princípio, o planejamento segue os mesmos moldes da vinda de Honda. Com isso, ele terá salário dentro do teto do clube e participação em ações de marketing.

Apesar do avanço, o Botafogo ainda não formalizou uma proposta a Yayá Touré. O intuito é conseguir contratar o jogador por uma temporada. Nesse ínterim, a diretoria costura detalhes com o empresário. Só depois de receber a sinalização positiva do atleta que um documento oficial será elaborado. Ao mesmo tempo que negocia com o Glorioso, ele avalia outras possibilidades para dar o próximo passo na sua carreira. Yayá tem portas abertas em mercados emergentes no futebol com Arábia Saudita, China, Egito, Emirados Árabes, Estados Unidos, Japão, além do Qatar. Porém, a vontade do jogador em atuar no futebol sul-americano coloca o alvinegro em vantagem na disputa.

A boa relação do clube com o agente é importante no momento. Afinal, Marcos Leite tem entrada nos principais clubes europeus. Nos bastidores do Botafogo, a informação é de que o desejo de Yayá Touré é jogar no Botafogo. Ele, inclusive, teria ficado impressionado com a mobilização da torcida alvinegra nas redes sociais que teve atuação importantíssima para Honda fechar com o clube. A campanha fez com que o camisa 4 rejeitasse ofertas da China, Coréia do Sul e Japão.

A carreira de Yayá Touré

Revelado pelo ASEC Mimosas, da Costa do Marfim, Yayá Touré acumula passagens pelo KSK Beveren, da Bélgica, Metalurg Donetsk, da Ucrânia, Olympiakos, da Grécia, Mônaco, da França, além do Quingdao Huanghai, da China. Porém, foi atuando com as camisas do Barcelona e Manchester City que o jogador conseguiu projeção mundial. Ele conquistou um Mundial de Clubes, uma Liga dos Campeões da Europa, uma Supercopa Europeia, duas Ligas Espanholas, uma Copa do Rei e três Premier Leagues. Nesse ínterim, foi eleito o melhor jogador africano por quatro vezes seguidas, entre 2011 e 2014.