Interior

Cooperativa de reciclagem é fonte de renda para catadores de União

19/04/18 - 13h24
ASCOM

São tempos de mudanças positivas para União dos Palmares, deixando a cidade cada vez mais no caminho do avanço econômico, social e sustentável. Com a construção de uma área de transbordo para resíduos sólidos, o reaproveitamento de material reciclável, que é uma fonte de renda valiosa para catadores do município, está sendo avaliado pela Prefeitura para um possível funcionamento como cooperativa, o que vai beneficiar tanto os trabalhadores que sobrevivem desta renda quanto o meio ambiente. 

Nesta quarta (18/04), o prefeito Areski Freitas (Kil) e a secretária de indústria e comércio Neide Mitomari, acompanharam um grupo de catadores em visita à Cooperativa dos Catadores da Vila Emater – COOPVILA. No local, o grupo acompanhou como funciona a metodologia de trabalho deste centro de triagem e coleta seletiva. Habituados a realizarem as coletas de forma individual e sem nenhum auxílio, os trabalhadores têm como uma das vantagens que o sistema de cooperativa proporciona a atividade coletiva, o que diminui a carga de serviço e dá mais segurança na obtenção de um lucro confortável de retorno para os catadores, dando mais chances de aumentar sua renda. 

Nesta empreitada, o município tem um papel fundamental na viabilização do projeto.  “O volume do material reciclado é muito grande, ocupa muito espaço. Olha os benefícios que isso traz para as finanças públicas, menos custos. Os recursos que seriam destinados para transportar esse material para o aterro podem ser investidos numa cooperativa de catadores. Mas, para isso, ela precisa existir”, explica o técnico da Coopvila, que enfatiza que o processo primário para o andamento do projeto é que os trabalhadores entendam detalhe por detalhe de funcionamento, importância e benefícios do modelo de organização cooperativa de reciclagem.  

Cabe ressaltar ainda o dever essencial da população no descarte correto dos materiais. 

Organização 

A reciclagem de lixo tem sido uma grande solução para o meio ambiente. Ela começa dentro de casa, com a separação do lixo. Parte do material separado vai para cooperativas de reciclagem, seja através de catadores ou de entregas direto nos locais. Lá, máquinas compactam o material triado pelos trabalhadores.

Importância ambiental 

Ambientalmente, os benefícios da reciclagem são muitos, a começar pela redução da poluição do ar, das águas e do solo, ao passo em que, com a maior adesão da população à coleta seletiva e à reciclagem, há também uma importante diminuição do volume de resíduos despejados diariamente em ruas e terrenos, bem como em lixões, depósitos de lixo e aterros.