Futebol Nacional

Corinthians isenta Tiago Nunes e promete cobrança forte aos jogadores

Samir Carvalho / Folhapress | 09/03/20 - 23h58
Daniel Augusto Jr / Corinthians

O jejum de cinco jogos sem vitórias do Corinthians no Campeonato Paulista não causa ruptura no trabalho do técnico Tiago Nunes -ao menos por enquanto. Apesar de reconhecer alguns erros do treinador, a cúpula alvinegra decidiu mirar a cobrança, no momento, para o elenco.

Segundo apurou a reportagem, a diretoria do Corinthians promete cobrar fortemente os jogadores nesta semana. Na visão deles, há muitos atletas do elenco que estão acomodados e apresentando exagerados erros técnicos durante os jogos.

No empate em 1 a 1 com o Novorizontino no domingo (8), segundo estatísticas do Footstats, o Corinthians finalizou 11 vezes, mas somente duas certas -um aproveitamento de 18%. O time ainda abusou de cruzamentos errados na área do adversário: foram 26 tentativas e apenas seis acertos -23% de aproveitamento.

Se não bastasse, o Corinthians é quarto time que mais perde bolas no Paulista: 301 (média de 33,4 por jogo), só ficando à frente de Guarani, Oeste e Ferroviária. É o pior dos grandes paulistas no quesito. O trio de rivais perde bem menos bola: Santos tem 32,7 erros por jogo, Palmeiras, 26,1, e São Paulo, 25,4.

No caso de Tiago Nunes, apesar de não balançar no cargo, vale ressaltar que o treinador pela primeira vez mostrou que pode ceder em relação a sua convicção sobre o jogo vertical e ofensivo por conta da pressão por resultados. Contra o Novorizontino, o treinador optou por um time mais marcador com as entradas de Gabriel e Carlos Augusto nas vagas de Camacho e Lucas Piton, respectivamente.

Além disso, o treinador colocou Éderson e Araos, atletas de meio-campo que atuam como volantes, quando o time precisava evoluir ofensivamente para buscar a vitória na segunda etapa. Além deles, o treinador corrigiu o erro da escalação inicial e colocou Piton na vaga de Carlos na lateral.

Sem Camacho e Piton, o Corinthians voltou a pender para o lado direito. Sem qualidade na saída de bola com os zagueiros Pedro Henrique, Gil, e o volante Gabriel e o lateral Carlos Augusto, a única saída voltou a ser Fagner, como acontecia em 2019, sob o comando de Fábio Carille.

O Corinthians terá mais uma semana livre antes de voltar a campo. O clube alvinegro só volta a jogar no próximo domingo (15), quando enfrentará o Ituano no Itaquerão, a partir das 16h (de Brasília), pela décima rodada do Paulista.