Nordeste

Coronavírus: adequadas às restrições, primeiras igrejas reabrem no Recife

Diário de Pernambuco | 23/06/20 - 08h59
"Nós precisamos transmitir uma palavra de conforto e esperança, com muita fé", diz Manassés | Foto: Bruna Costa / DP

A segunda-feira (22) marcou a liberação para reabertura das igrejas e dos templos em Pernambuco, anunciada na última quarta-feira (17) pelo governador Paulo Câmara, como mais uma etapa do Plano de Convivência com a Covid-19. A equipe do Diario visitou a Avenida Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro, onde se concentram parte dos templos de maior movimentação no centro da Recife, onde desde as 8h da manhã os fiéis já marcavam presença.

Porém, existe uma série de normas determinadas para evitar que os templos se tornem espaços de proliferação do coronavírus. Além do uso indispensável de máscaras e álcool em gel para desinfecção das mãos, também estão vetas as presenças de crianças menores de 10 anos - mesmo que as igrejas disponham de espaço exclusivo para elas - e de pessoas idosas, acima de 60 anos, por se tratarem do principal grupo de risco da infecção.

Além disso, há também restrições sobre os locais e a lotação. Para templos com capacidade inferior a mil pessoas, está liberado o total de 30% ou, no máximo, 50 pessoas. Já para templos que comportam a partir de mil pessoas, a liberação se estende até 300, desde que respeitem o espaço mínimo de 1,5 metro entre cada fiel, exceto para membros da mesma família, que podem permanecer unidas. Os cultos e celebrações devem acontecer sem contatos físicos e com intervalo de 3h, para permitir a desinfecção de bancos, maçanetas e microfones, entre outras partes de maior possibilidade de contato das pessoas.

Na Assembleia de Deus Ministério Novas de Paz, segundo maior templo da denominação em Pernambuco, com capacidade para mil pessoas, o pastor Manassés Arcanjo, de 44 anos, comemora a reabertura do templo, mesmo adequando-se às normas exigidas.

"Estamos seguindo as todas orientações do governo do estado de Pernambuco. Máscara, álcool em gel e tudo para garantir o afastamento social. Os irmãos vão chegando e a gente fica à disposição para dar o atendimento espiritual. O que já estava na hora", destaca.

Para Manassés, o apoio espiritual é fundamental neste momento de enfrentamento à pandemia de Covid-19. "Nós precisamos transmitir uma palavra de conforto e esperança, com muita fé em Deus e acreditando que tudo isso vai passar e vamos voltar à normalidade." E destaca como vinha atuando antes da liberação. "Continuei dando assistência espiritual online, com cultos na internet e por telefone. Presencial, só em último caso, mas sempre com as proteções necessárias."

Ainda na região da Avenida Cabugá, a reabertura ainda se deu nas igrejas Universal do Reino de Deus, Internacional da Graça de Deus, e Mundial do Poder de Deus. A exceção é a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco, que afirma agir com "cautela e responsabilidade, apesar da autorização do governo, e não reabriram as portas, mas seguem realizando reuniões para definir como se dará a reabertura, com responsabilidade no cuidado com as pessoas, sem precipitação e cumprindo à risca as determinações."

Também a Igreja Católica não retomou as missas presenciais. Mesmo com a liberação, a Arquidiocese de Olinda e Recife só deve retornar a partir do próximo domingo (28), por determinação do Arcebispo Dom Fernando Saburido, que estudará a adequação das paróquias às normas do governo durante a semana, segundo informações de funcionários da Cúria.