Mundo

Coronavírus: China registra mais 242 mortes por COVID-19 e total vai a 1.350

Uol | 13/02/20 - 06h40
Divulgação

A província chinesa de Hubei, epicentro da epidemia de COVID-19, registrou 242 novas vítimas em apenas um dia, elevando a mais de 1.350 o número mortos no país, segundo informações das autoridades locais.

Em um novo balanço, as autoridades sanitárias chinesas também confirmaram 14.840 novos casos de contágio em Hubei, onde a epidemia foi identificada em dezembro, subindo a cerca de 60 mil o total de portadores da doença.

O salto enorme no número de contaminados ocorre depois que as autoridades locais anunciaram que estavam mudando a forma de diagnosticar os casos do COVID-19.

Em comunicado, a Comissão de Saúde de Hubei explicou que agora inclui na contagem de casos oficiais que foram "diagnosticados clinicamente". Isso significa que as imagens de pulmão em casos suspeitos podem ser consideradas suficientes para diagnosticar o vírus, em vez de testes padrão de ácido nucleico.

Segundo a Comissão de Saúde de Hubei, a mudança significa que os pacientes podem receber tratamento "o mais rápido possível" e ser "consistentes" com a classificação usada em outras províncias.

A entidade acrescentou que havia feito a mudança "à medida que nossa compreensão da pneumonia causada pelo novo coronavírus se aprofunda e à medida que acumulamos experiência em diagnóstico e tratamento".