Educação

Coronavírus: escolas particulares vão antecipar férias em Maceió

Redação TNH1 | 17/03/20 - 06h14
Arquivo

Uma reunião com representantes de unidades de ensino de Alagoas, na noite dessa segunda-feira, 16, terminou com a decisão de antecipar o recesso escolar de junho para alunos de instituições particulares de Maceió, sendo até o Ensino Médio. A decisão se deu como forma de prevenção ao progresso do novo coronavírus. 

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Alagoas (Sinepe/AL) definiu que a suspensão das aulas começa nesta quarta-feira, 18, e segue provisoriamente até o dia 2 de abril. Aproximadamente 300 escolas devem fechar as portas por tempo indeterminado. 

Também conforme comunicaram após a reunião, os alunos da rede municipal e estadual seguiriam normalmente com o cronograma de aulas. Porém, na manhã de hoje, o secretário do Estado da Educação, Luciano Barbosa, revelou via rede social que "vai dar uniformidade nas decisões" e também pretende suspender as atividades das escolas estaduais.

"Diante da já anunciada suspensão das aulas das escolas particulares, a melhor decisão é suspender as aulas das escolas públicas também. Ainda q a recomendação da vigilância sanitária seja a de que ainda poderíamos continuar com as aulas, essa é a melhor maneira de trazer tranquilidade emocional para as famílias dos nossos alunos e ter uma posição única na educação básica do Estado de Alagoas. Essa será a minha recomendação ao governador do estado", diz um trecho do comunicado.

O TNH1 entrou em contato com o município para saber se vai adotar a mesma medida e foi informado que uma reunião ainda hoje definirá a situação.

Ensino Superior

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) determinou a suspensão das aulas a partir desta terça-feira (17) por tempo indeterminado. A decisão tem como objetivo a prevenção para conter a transmissão do coronavírus (Covid-19), classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como pandemia na última semana. Estão suspensas as aulas nos quatro campis da Ufal: Maceió, Sertão, Arapiraca e Centro de Ciências Agrárias (Ceca). 

O Cesmac também confirmou a suspensão por sete dias das aulas presenciais já a partir desta terça-feira. A paralisação temporária também foi adotada por outras faculdades particulares como a Unit e a Uninassau.