Alagoas

Coronavírus: Governo cria comitê de crise e amplia leitos para atendimentos de pacientes

Eberth Lins | 13/03/20 - 12h51
Eberth Lins/TNH1

O governador Renan Filho informou nesta sexta-feira (13), durante entrevista coletiva, que decretou a criação de um comitê de crise para o enfrentamento do novo coronavírus em Alagoas.

Conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Alagoas continua contabilizando um caso confirmado de coronavírus, 10 casos suspeitos em investigação, aguardando o resultado de exames para comprovar ou descartar, e outros noves que já foram descartados.

Na coletiva, Renan Filho destacou algumas medidas para o enfrentamento da doença, a exemplo da disponibilização de R$ 20 milhões para ações de prevenção na Sesau, além de 105 leitos para internação de pacientes. “Para o caso de uma eventualidade de casos graves, estaremos prontos para disponibilizar o tratamento, mas não há motivos para pânico”, afirmou o governador.

"Já fiz contato com o prefeito de Maceió e com o presidente da Assembleia Legislativa para integrar esforços no enfrentamento à doença", acrescentou.

O comitê será formado pelo Gabinete Civil, secretaria de saúde, Uncisal, Ufal, Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Polícia e Bombeiros e se reunirá todos os dias.

O governador e o secretário de Saúde, Alexandre Ayres, afirmaram que Alagoas ainda não registrou caso de infecção local e que o caso suspeito de "contato domiciliar" informado em nota pela própria Sesau é de uma pessoa que também viajou para o exterior. 

O secretário disse que Alagoas preparou a rede hospitalar, pública e privada, para o caso de atendimentos e internações, mas reforçou que os históricos mostram que a regra é o isolamento domiciliar, e não as internações dos infectados com o coronavírus. "Não temos casos de transmissão local, mas não descartamos a possibilidade de que isso possa acontecer. Estamos dialogando com pacientes com casos importados, mas se houver transmissão local estamos prontos para este momento”, disse, referindo-se ao Plano de Contingência Estadual Para Infecção Humana Pelo Novo Coronavírus.

Suspensão de passeios e queda na arrecadação

A preocupação com a chegada de turistas, passageiros de navios, também chegou ao Governo, que determinou que empresas de turismo suspendam as vendas de pacotes. "A medida é válida especificamente para passageiros de navios e as empresas não podem descumprir a recomendação. São medidas preventivas para resguardar a saúde do povo alagoano", disse o governador. 

O governador afirmou também que o estado está se preparando para uma possível queda de arrecadação na receita, o que segundo ele deve acontecer nos próximos cinco meses, com o pico das infecções. “Vamos reduzir a despesa preventivamente para estarmos preparamos se houver a queda. Estamos preparados, mas precisaremos da colaboração de todos com prevenção, serenidade e divulgação de notícias corretas para que não sejam propagadas informações que possam gerar um 'pânico econômico'", pontuou.

Testes de coronavírus 

Segundo o que foi divulgado na coletiva, o prazo para o recebimento dos resultados dos testes que confirmam ou descartam o coronavírus tem sido de uma semana. Segundo o governador, ainda não há previsão para que os pacientes com suspeita da doença possam ser testados em Alagoas.

" Por hora, só quatro laboratórios estão preparados no país para a realização dos exames. O Governo Federal está em contato com os secretários de Estado para a dotação de estruturas, a exemplo do Lacen (Laboratório Central de Alagoas), mas por hora não há uma data definida", explicou