Mundo

Corpo de menina de 6 anos sequestrada pelo pai é encontrado no mar após semanas de buscas na Espanha

Extra | 11/06/21 - 14h25
Reprodução / SOS Desaparecidos

O corpo de uma menina de seis anos que foi sequestrada com a irmã pelo pai, foi encontrado na tarde de quinta-feira no fundo do mar perto da ilha de Tenerife, na Espanha, após semanas de buscas que comoveram o país.

Olivia e sua irmã, Anna, de apenas um ano, foram consideradas desaparecidas no final de abril. Na época, o pai, Tomás Gimeno, deu um último telefonema para a mãe delas, Beatriz Zimmerman, de quem estava separado, "com um tom de despedida", relatou um porta-voz da Guarda Civil à AFP. Ele estava passeando com as filhas e deveria entregá-las à mãe à noite, mas nunca o fez. No dia seguinte, um barco que pertencia ao homem e uma cadeira de bebê foram encontrados à deriva, o que levou as autoridades a iniciarem buscas nas imediações.

Segundo fontes próximas à investigação, o pai das duas meninas foi visto no dia do seu desaparecimento, 27 de abril, carregando sacos para o seu barco. O corpo de Olivia foi encontrado a mil metros de profundidade dentro de uma bolsa amarrada à âncora da embarcação.

— É o que menos podíamos esperar. Todos estávamos esperançosos de ter as meninas e que Tomás estivesse cuidando delas — disse Joaquín Amills, porta-voz da família e presidente da Associação SOS Desaparecidos, à emissora pública TVE.

O anúncio do paradeiro de Olivia causou comoção no país e várias cidades da região fizeram um minuto de silêncio pela morte da menina. Políticos também se manifestaram sobre o caso.

"Não consigo imaginar a dor da mãe das pequenas Anna e Olivia, que desapareceram em Tenerife, diante da terrível notícia que acabamos de saber", tuitou o presidente Pedro Sánchez na noite de quinta-feira.

"Não há palavras para consolar Beatriz neste momento de terrível dor. Esta violência que se exerce contra as mulheres mães para agredir onde mais dói é uma questão de Estado", publicou na mesma rede social a ministra da Igualdade, Irene Montero.

Em um ato público, a rainha Letizia também expressou sua dor e tristeza ao mencionar a descoberta do corpo de Olivia, assim como a morte de outra menor: Rocío, de 17 anos, encontrada esquartejada perto de Sevilha depois de desaparecer no início de junho. Seu ex-namorado e pai de seu filho confessou o assassinato na quinta-feira.

Coletivos feministas convocaram manifestações para esta sexta à noite, em diferentes cidades da Espanha, para repudiar o crime e o aumento de feminicídios no país.