Contextualizando

“Correria” – um programa de boas intenções, mas com efeitos arriscados

Em 25 de Janeiro de 2023 às 13:01

Uma boa ideia, com denominação inadequada.

Assim pode ser considerado o Programa Correria, lançado a quatro mãos pelo governador Paulo Dantas e pelo vice-governador Ronaldo Lessa.

Com o programa, o governo estadual isenta do pagamento do IPVA motocicletas de fabricação nacional de até 175 cilindradas, incluindo também perdão dos débitos vinculados ao tributo, retroativos a 5 anos.

A questão é que esse tipo de moto é responsável pela grande quantidade de acidentes, motivados pela má conservação, desleixo com equipamentos básicos de segurança e sinalização e, principalmente, por imprudência em função da alta velocidade.

Estão aí para comprovar as milhares de vítimas, por morte ou incapacidade muitas vezes permanente, incluindo o próprios motociclistas ou motoqueiros.

É bom registrar que condutores de motos de maior potência são normalmente mais cuidadosos com eles próprios e com terceiros, além de terem maior cuidado com a conservação do veículo e dos ítens básicos de segurança.

Denominar o programa de “Correria” incentiva os condutores dessas verdadeiras bombas ambulantes, ou pelo menos a maioria deles, a abusar da velocidade.

E, naturalmente, a provocar mais acidentes.

O argumento do governador Paulo Dantas, no lançamento do programa, foi bem intencionado, quando disse:

“Cerca de 180 mil alagoanos devem ser beneficiados com a isenção do imposto, o que representa uma grande parcela dos trabalhadores que utilizam suas motocicletas para trabalhar ou até mesmo como fonte renda, a exemplo dos mototaxistas e entregadores de delivery. O nosso foco é valorizar a categoria.”

O problema é orientar os beneficiados a não se exceder na velocidade e a respeitar os limites impostos pela legislação de trânsito também quanto às outras normas de segurança.

E isso só é possível com uma ampla campanha de conscientização.

Que, infelizmente, nem sempre alcança os resultados pretendidos.

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas