Alagoas

Cosems discute com AMA e Sesau logística para vacinação da segunda dose da Coronavac

Assessoria | 03/05/21 - 18h04
Assessoria

A logística para distribuição de vacinas da Covid-19 para os municípios alagoanos, sobretudo a segunda dose da Coronavac, foi uma das tônicas da live da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) desta segunda-feira (3), que contou com a participação do presidente Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) Rodrigo Buarque e da vice Edijária Camilo, além dos gestores municipais da Saúde e representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau). 

Vale ressaltar que 41 municípios receberam nessa sexta-feira um quantitativo de doses e hoje será discutida a distribuição para contemplar o maior número de municípios de acordo com as doses disponíveis da Coronava. O presidente do Cosems/AL expôs a preocupação da entidade com relação ao quantitativo insuficiente de doses recebidas da D2 da Coronavac, uma vez que chegaram na sexta-feira 1.400 doses e hoje mais 4.600, totalizando com os resíduos de doses existente aproximadamente 8 mil. 

Segundo ele, o quantitativo da Coronavac enviado para cada município não irá contemplar inicialmente a necessidade descrita pelos municípios ao Cosems, mas atenderá de forma emergencial àqueles usuários com aprazamento de 28 dias vencendo em 30 de abril. Rodrigo enfatizou que a distribuição das segundas doses da Coronavac para os municípios será feita em conformidade com o quantitativo da D1 recebida por eles, segundo a nota informativa da Suvisa nº 19/2021, de 1 de abril de 2021. 

Desde sexta-feira foi encaminhado pelo Cosems um informe técnico aos gestores para tomarem ciência das estratégias de vacinação adotadas. Com relação à vacina Astrazeneca, o MS enviou para Alagoas 65.500 doses e, deste montante, 12.610 foram destinadas às segundas doses (D2) relativas a 4ª remessa estadual (distribuída por meio da nota informativa Suvisa de 25 de fevereiro deste ano) e as 52.890 restantes serão distribuídas para a continuidade da vacinação do grupo prioritário de portadores de comorbidades, com idade de 56 a 58 anos.

As doses começaram a ser distribuídas para todos os municípios na sexta última, por meio da nota informativa da Suvisa nº 26/2021, de 30 de abril último. O consultor técnico do Cosems/AL Sival Clemente informou como se deu o processo de distribuição das segundas doses, respondeu as dúvidas dos gestores, acrescentando que na sexta-feira a entidade disponibilizou nos grupos do Whatsapp um Informe Técnico para os gestores com todas as informações pertinentes ao recebimento das doses de Coronavac, Astrazeneca, critérios de distribuição das doses estabelecidos junto à Sesau; público estratégico e outros conteúdos do mesmo assunto e de igual relevância para os gestores municipais. 

Participaram da reunião na sede do Cosems/AL o prefeito de Tanque D Arca Will Valença e a secretária municipal de Saúde Keyla Valença; e o secretário de Saúde de Santana do Ipanema Ricardo Rosa.