Alagoas

Covid-19: Seades realiza em torno de 700 testes na população em situação de rua

Agência Alagoas | 24/08/20 - 23h14
Ascom Seades

Em torno de 500 testes para detecção da Covid-19 serão realizados, hoje (24) e amanhã (25), em abrigos, Centro Pop e Creas do município de Arapiraca. A iniciativa de testes entre a população em situação de rua ocorre por meio da articulação entre a coordenação municipal do Centro Pop e as equipes do Centro de Acolhimento e Isolamento Social (CAIS), por meio da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades). Em Maceió serão feitos 200 testes junto à população socialmente vulnerável das praças Dois Leões, Dom Pedro II e dos Martírios. A atividade foi determinada pela coordenação do CAIS. 

Os positivados com o novo coronavírus serão encaminhados ao Centro de Acolhimento para o cumprimento dos 14 dias de quarentena. Os testes, realizados pelas equipes de enfermagem do CAIS, que seguem o método RT-LAMP, cujo resultado sai em 24 horas e tem alto grau de confiabilidade, foram feitos em sistema de mutirão com a população de maior vulnerabilidade social. Em Arapiraca, entre os locais de testes, estão o Centro Pop e o Albergue Monsenhor José Neto, que atendem pessoas em situação de rua; a Fundação Antônio Jorge e a Casa dos Velhinhos, que abrigam idosos, e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), no qual serão testados jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, como também em seus familiares.

A Coordenadora do Centro Pop de Arapiraca, Telma Freire, explica a relevância de parte da ação de testagem estar voltada população em situação de rua. “Até hoje nós não tínhamos uma quantidade disponível de testes para a população em situação de rua, ou uma exclusividade para ela, como é a ação de hoje. Tínhamos, sim, centros de triagem para toda a população de Arapiraca, para onde fazíamos os devidos encaminhamentos. Hoje essa ação está sendo muito rica. É muito importante a garantia dos direitos, da inclusão, porque a saúde é um direito universal, mas essa população não tinha acesso de forma exclusiva, porque é um público mais complexo, mais difícil de ser trabalhado devido às discriminações”. 

O CAIS recebe pessoas em situação de vulnerabilidade social, diagnosticadas com a Covid-19, cujo quadro não necessite de internação hospitalar, mas não possuam um lugar adequado para fazer a quarentena de modo seguro. Os critérios de encaminhamento continuam os mesmos: comprovação da infecção por meio de testes laboratoriais, autonomia de locomoção dos infectados e posse da medicação prescrita para o tratamento da doença. O CAIS é o resultado da parceria público-privada entre a Seades e a Fundação Itaú, responsável por disponibilizar 5 mil kits de testes RT-LAMP a Alagoas.

Isarelle Damasceno, Técnica de Referência dos Centros Pops em Alagoas, esclarece a articulação para a testagem entre a população em situação de rua de Arapiraca. “A iniciativa partiu do Centro Pop de Arapiraca que entrou em contato com a Seades. Eu procurei o CAIS, e a coordenação do Centro de Acolhimento atendeu o nosso pedido e disponibilizou os kits de testagem e a equipe técnica para a realização dos testes. Nós, aqui no estado de Alagoas, temos Centro Pop na capital Maceió, onde estão dois equipamento; em Palmeira dos Índios temos um equipamento e, em Arapiraca, mais um equipamento. Caso os municípios necessitem, nós iremos atender sem nenhum problema, nós faremos essa articulação.”