Alagoas

Covid - ocupação de leitos de UTI é a menor dos últimos seis meses em Maceió

Paulo Victor Malta | 19/07/21 - 11h32
Agência Alagoas

À medida que a vacinação contra Covid-19 avança e continuam os cuidados com as medidas sanitárias e de distanciamento social, a ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) segue diminuindo em Alagoas. O relatório desse domingo, 18, mostra que o número de pessoas internadas caiu principalmente na capital, que agora registra 48% de ocupação. 

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a última vez que Maceió esteve com ocupação abaixo dos 50% foi no dia 20 de janeiro, há seis meses. 

Dos 220 leitos de UTI disponibilizados em Maceió, 106 estão com pacientes em tratamento, quase metade do número que já chegou a ser registrado em meses do primeiro semestre. O interior também indica redução nas internações, com 109 dos 180 leitos ocupados, o que corresponde a 61%. A ocupação geral das UTIs em Alagoas é de 54%. 


Foto: Divulgação / Sesau

Cidades que estavam com o sistema de saúde pressionado e conviveram com 100% da ocupação, agora começam a ver o cenário melhorar. Arapiraca, por exemplo, tem hoje ocupação de 77% dos leitos. Hospitais referências contra Covid-19, que antes também estavam lotados, veem o fluxo de internações cair. 

O Hospital da Mulher e o Hospital Metropolitano, na capital, e o Hospital de Urgência e Emergência do Agreste, em Arapiraca, estão com atuais níveis de ocupação de UTI em 49%, 59% e 83%, respectivamente. 

Vacinação

Alagoas vai receber 135.870 novas doses de vacina contra Covid-19 nesta semana. A remessa faz parte do lote de 8,4 milhões que foram entregues ao Ministério da Saúde pela Fiocruz, Butantan, Pfizer e o consórcio global Covax Facility.

Com isso, os municípios alagoanos vão poder diminuir a faixa etária da imunização, que hoje se encontra em 38 anos na média geral do estado. Em Maceió, o ônibus da vacina começou a imunizar, ainda que em número limitado, pessoas com 35 anos.

A atualização desse domingo (18), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), mostra que 1.638.468 doses das vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas no estadoSão 1.175.998 pessoas vacinadas com a primeira dose e 462.470 já imunizadas com a segunda dose e dose única.

Cuidados sanitários devem continuar

Vale ressaltar que apesar da que da na ocupação de leitos, a população não pode relaxar nas medidas sanitárias.  Em documento recente, a Fiocruz alertou que as medidas de combate à transmissão da doença devem continuar sendo adotadas por estados e municípios até que seja decretado o fim da pandemia no Brasil. O lockdown continua a ser recomendado para todos os locais com taxa de ocupação de leitos de UTI maior que 85%, e um conjunto de medidas deve ser mantido pelos demais gestores públicos.