Alagoas

Craíbas recebe pela segunda vez a Feira Agrária do Crédito Fundiário

Assessoria | 27/08/19 - 18h31
Assessoria

O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) – órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) – tem percorrido várias regiões do Estado com a Feira Agrária do Crédito Fundiário, e o objetivo é fortalecer o escoamento da produção da agricultura familiar, além de contribuir para a valorização e autoestima das famílias camponesas e artesãos.

Pelo segundo ano consecutivo, o município de Craíbas situado no agreste alagoano receberá o evento na praça da Rodoviária nos dias 29 de agosto (quinta-feira), das 06hs às 22hs e no dia 30 (sexta-feira), das 06hs às 14hs. A solenidade de abertura acontecerá no dia 29 às 9hs no palco instalado no local com a presença de várias autoridades.

Serão comercializados banana, laranja, abacaxi, inhame, macaxeira, batata doce, feijão, mel, farinha, hortaliças, doces caseiros, tapioca, beiju, pé de moleque, bolos, licor de frutas, artesanatos diversos, dentre outros. No mesmo espaço, estará a Prefeitura Itinerante com a execução de serviços gratuitos à população na área de saúde e ações de cidadania.

“Essa feira é uma festa por onde passa, garante a comercialização dos melhores produtos da agricultura familiar, e ainda, aquece a economia local e proporciona entretenimento no mesmo espaço. Os municípios de Limoeiro de Anadia, Pão de Açúcar, Delmiro Gouveia, Pilar, Santana do Ipanema e Coqueiro Seco já nos procuraram e a agenda só tem a crescer ainda mais” destacou Jaime Silva, diretor presidente do Iteral.

Segundo o prefeito Ediel Leite, a parceria com o Iteral foi renovada em virtude da grande aceitação da população na primeira edição durante as festividades da emancipação política. “Assim como aconteceu em abril de 2018, tenho certeza que este ano a Feira Agrária será coroada de sucesso, pois são comercializados produtos da agricultura familiar e artesanato com preços abaixo do mercado, além das atrações culturais de nosso município,” concluiu o Gestor.

A programação cultural será eclética com Banda de Pífano, Coral Infantil, Banda de Fanfarra, Xaxado, Cordelista, Forró Pé de Serra, Carimbó, dentre outros. E os shows ficam por conta do artista Rildo, sanfoneiro mirim Edu Lima, e o brega com Odivar Santos e banda.

Estarão presentes agricultores das unidades produtivas do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF), as associações Mãe Rainha, Nossa Senhora Aparecida e Padre Cícero; além de representantes dos povoados Folha Miúda e Lagoa da Malhada. Também foram convidados agricultores das comunidades quilombolas Jussara e Mariana (Santana do Mundaú); assentamentos de Joaquim Gomes, União dos Palmares e Murici; e do acampamento na Fazenda Coração de Maria em Teotônio Vilela.

PNCF

O Programa Nacional do Crédito Fundiário foi criado pelo Governo Federal em 2003. Trata-se de uma ação complementar ao Plano Nacional de Reforma Agrária, sendo um instrumento para a democratização ao acesso à terra, combate à pobreza rural e consolidação da agricultura familiar. Busca oferecer condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento; além de investir na construção da casa, preparar o solo, comprar implementos agrícolas e ter acompanhamento técnico.  Atualmente, o Estado de Alagoas possui aproximadamente 3.500 famílias em unidades produtivas distribuídas em 48 municípios das regiões da Zona da Mata, Agreste e Sertão.