Futebol

CRB aposta na 'Lei do Ex' contra a Chapecoense em busca da primeira vitória na Série B; entenda

Gabriel Amorim* | 10/05/24 - 10h10
Crédito: Francisco Cedrim / CRB

O duelo entre CRB e Chapecoense nesta sexta-feira (10) tem um caráter decisivo para o Galo. Na busca da recuperação após o começo fraco na Série B, o time de Daniel Paulista precisa conquistar os três pontos no Rei Pelé. Para isso, o clube espera até mesmo contar com a famosa “Lei do Ex”, que volta e meia costuma dar as caras no mundo da bola.

Para a sorte de uns e azar de outros, ela é uma regra informal que brinca com a possibilidade de um jogador balançar as redes quando enfrenta o ex-clube.

Mas contando com a superstição ou não, o time do Galo que deve ir a campo contra a Chape deve ter dois nomes que já vestiram a camisa do time adversário: Mike e Anselmo Ramon. Ambos, inclusive, atuaram juntos na Chapecoense em 2021 - último ano da equipe na Série A. 

Em dois anos no Verdão do Oeste, Anselmo teve participação de destaque nas conquistas dos títulos da Série B e do Catarinense - as duas em 2020. Foram 82 jogos e o centroavante anotou 21 gols, uma média de 0,25 gol por partida. Ele rescindiu amigavelmente em janeiro de 2022 diante da dificuldade financeira do clube após a queda para a Série B.

Mike foi outro que deixou a Chape após a temporada de 2021. Com 66 jogos, foram 12 gols marcados e o título da Segundona (2020).

(Crédito: Marcio Cunha / Chapecoense)

Além deles, o lateral Matheus Ribeiro esteve na Chapecoense em outro momento, quando atuou em 90 partidas com a camisa verde e branca. No entanto, ele deve ficar no banco de reservas.

Confrontos CRB x Chapecoense

Os clubes já se enfrentaram seis vezes na história, onde dividiram o protagonismo: foram três vitórias para cada lado. A dupla do Galo, inclusive, enquanto esteve em Chapecó, teve papel de destaque. Em 2020, foram dois jogos: em pleno Rei Pelé, Anselmo Ramon deu a vitória para o Verdão por 1 a 0; e no segundo turno, a partida acabou em 3 a 2, com direito a mais um gol do centroavante e de Mike, que também distribuíram assistências.

Confira, abaixo, os confrontos entre CRB e Chapecoense

  • CRB 0x1 Chapecoense - Série B 2020 (G: Anselmo Ramon)
  • Chapecoense 3x2 CRB - Série B 2020 (G. da Chap.: Anselmo Ramon, Mike e Foguinho. G. do CRB: Wesley e Lucão)
  • Chapecoense 1x2 CRB - Série B 2022 (G. da Chap.: Éderson Alves. G. do CRB: Fabinho 2x)
  • CRB 2X1 Chapecoense - Série B 2022 (G. do CRB: Anselmo Ramon 2x. G. da Chap.: Xandão)
  • Chapecoense 2x1 CRB - Série B 2023 (G. da Chap.: Bruno Nazário e Maxwell. G. do CRB: Hyuri)
  • CRB 3x2 Chapecoense - Série B 2023 (G. do CRB: Hyuri, João Paulo e Léo Pereira. G. da Chap.: Bruno Leonardo e Marco Antônio)

A partida - Na noite desta sexta-feira (10), a bola rola às 21h30 (de Brasília) para a partida, válida pela quarta rodada da Série B. A Rádio Pajuçara FM fará a transmissão na 103,7 FM e exibirá a jornada esportiva no YouTube. Com imagens, o duelo será exibido no Premiere.

Prováveis escalações:

  • CRB - Matheus Albino; Hereda, Fábio Alemão, Saimon e Willian Formiga; Falcão, Rômulo e Gegê; Mike (Labandeira), Léo Pereira e Anselmo Ramon. 
  • Chapecoense - Cavichioli, Marcelinho, Bruno Leonardo, Eduardo Doma, Mancha; Foguinho, Rafael Carvalheira, Giovanni Augusto, Thomás; Marcinho e Mário Sérgio.

O Galo é o 15º colocado com dois pontos, um a mais que o Avaí - o primeiro time que abre a zona de rebaixamento. Já a Chape ocupa a 5ª posição, com sete pontos.

*Estagiário sob supervisão