Interior

Criança espancada pelo padrasto tem fratura constatada e é transferida para UTI; quadro segue estável

Redação TNH1 | 25/04/21 - 16h26
Davi Salsa / Ascom HEA

A criança de 5 anos, que foi brutalmente espancada pelo padrasto, em um sítio da zona rural de Pão de Açúcar, interior de Alagoas, teve constatada uma fratura na clavícula e foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca. Apesar da internação, o estado de saúde é considerado estável e a criança apresenta melhora gradativa, de acordo com o último boletim médico deste domingo, 25. 

Depois de trocar os curativos, a equipe médica decidiu transferir a criança para a UTI com o propósito de oferecer um maior suporte ao procedimento e assegurar uma melhora mais efetiva na recuperação do paciente. O menino não foi intubado e também não houve necessidade de sedação.

"O paciente mostrou-se colaborativo, está se alimentando bem e apresenta melhora nos inchaços no corpo e na face. Os exames mostraram que o paciente apresenta uma fratura na clavícula e foi descartada fratura na face e no quadril, que tem um ferimento importante provocado por queimadura, mas o menino já apresenta melhora gradativa em seu quadro de saúde", diz o boletim médico de hoje.

Entenda o caso  

A criança deu entrada no HEA na noite da quarta-feira, 21, com vários hematomas, um ferimento profundo na nádega, além de suspeita de fratura no quadril. A princípio, a criança foi atendida em um posto de saúde de Pão de Açúcar sob a informação da própria mãe de que teria levado uma queda de cavalo.

A equipe médica desconfiou da versão e acionou a polícia. Indagada, a mãe confessou que, na verdade, o menino havia sido espancado pelo padrasto e que ela própria e a outra filha de 9 anos também eram vítimas do homem.

Antes de chegar no HEA, transferida de Pão de Açúcar, a criança ainda viveu momentos de tensão, após a ambulância em que ela viajava apresentar uma pane e pegar fogo. 

O padrasto da criança foi preso por policiais militares e sua prisão preventiva já foi solicitada pelo pela promotoria de Justiça de Pão de Açúcar. Ele confessou as agressões. Segundo a mãe da criança, ela e os dois filhos, o menino de 5 anos, e a menina de 9, eram constantemente espancados pelo homem. O alvo principal era o menino, por quem o homem nutria ciúmes devido ao tratamento carinhoso que a criança recebia da mãe.

De acordo com o Conselho Tutelar da região, a menina de 9 anos foi enviada para a casa da avó, em Atalaia, onde receberá atendimento e acompanhamento psicológico.