Geral

Crueldade: golfinho é encontrado cortado em várias partes em praia de Alagoas

Eberth Lins | 10/01/19 - 14h11
Animal foi encontrado cortado em várias partes | Biota

Nesta quinta-feira (10), mais um golfinho foi encontrado esquartejado no litoral alagoano. Desta vez, o mamífero foi encontrado cortado em várias partes, na Praia de Feliz Deserto, no Litoral Sul de Alagoas.

Uma equipe do Instituto Biota de Conservação foi acionada ao local para recolher e avaliar o animal. Informações a exemplo da espécie só serão divulgadas após avaliação de veterinários.

Partes do animal ficaram espelahadas pela Praia de Feliz Deserto. Foto: Biota 

Embora cruel e crime previsto em lei, a captura de golfinhos é uma prática comum entre pescadores, que utilizam a nadadeira do animal como isca. O esquartejamento acontece também para evitar que golfinhos danifiquem as redes de pesca.

Em menos de um mês, um pescador foi flagrado por um colega enquanto esquartejava um golfinho, na Praia do Pontal da Barra, em Maceió. O caso foi denunciado à Polícia Federal (PF).

Contrato vencido

Vale lembrar que o contrato do Instituto Biota de Conservação com a principal fonte de financiamento venceu no último dia 29 o que, segundo o diretor-presidente da instituição, Bruno Stefanis, compromete parte do trabalho desenvolvido pelos monitores, a exemplo do resgate de animais. O Centro de recuperação de animais do Biota, que funciona na cidade de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas, também será fechado. "A situação ainda não foi revertida e estamos só tratando alguns animais que já estão no centro antes do fechamento, mas não podemos recolher e tratar novos animais", pontuou Bruno Stefanis.