Cultura

Cursos de cinema em Maceió trazem profissionais renomados e oportunidades de bolsas

Agência Alagoas | 26/06/24 - 11h22

Na busca por expandir horizontes cinematográficos em Alagoas, a terceira edição do projeto Sala de Roteiros, realizado pela produtora Aguda Cinema, chega à capital Maceió com uma variedade de cursos especializados. O projeto contará com aulas que abrangem diversas áreas do setor, como documentário, caracterização, direção de atores, curso de som para cinema, direção de arte, construção de personagens, e promete fortalecer o cenário audiovisual local com conhecimentos essenciais para aspirantes e profissionais da área.

Durante os meses de julho, agosto e setembro, os participantes poderão mergulhar em mais de 180 horas de aulas intensivas ministradas por diversos profissionais renomados do cinema. A abertura do projeto está marcada para o dia 5 de julho, no Centro Cultural Arte Pajuçara, com a exibição do filme "Estranho Caminho", premiado no Festival de Tribeca e inédito em Maceió. O evento será seguido por uma masterclass conduzida pelo diretor cearense Guto Parente (Estranho Caminho, Inferninho, Um Jóquei Cearense na Coreia).

A terceira edição do Sala de Roteiros é produzida com financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e Ancine, através do Fundo de Desenvolvimento de Ações Culturais (FCAD) - V Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual em Alagoas, lançado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), e conta com apoio do Sebrae - AL. Além disso, o curso de som direto tem também apoio do Estúdio Jangada e da Escola Criattiva.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, elogiou a iniciativa, destacando a importância da formação qualificada oferecida e para o desenvolvimento cultural e econômico do Estado. "Esses cursos não apenas ampliam as oportunidades para os talentos locais, mas também democratizam o acesso a conhecimentos normalmente reservados a grandes centros urbanos. Investir na formação audiovisual é também investir no futuro da cultura local”, destacou.

A primeira edição do Sala de Roteiros foi realizada em 2021, financiada através dos recursos da Lei Aldir Blanc Alagoas, também realizada pelo Governo do Estado. O evento ocorreu com adaptações ao contexto da pandemia, na modalidade híbrida. Desde então, o Sala de Roteiros busca voltar os olhares e aprofundar os vários departamentos e aspectos envolvidos no audiovisual, possibilitando a formação profissional em cinema dentro de Alagoas.

Nesta edição, a produtora reitera seu compromisso em democratizar o acesso à formação cinematográfica de alto nível em Maceió, oferecendo cursos que normalmente têm custos elevados e são altamente disputados em outras regiões do Brasil. O Sala de Roteiros disponibilizará bolsas integrais e ingressos gratuitos para pessoas autodeclaradas pretas, indígenas e/ou trans em cada curso oferecido, os quais poderão ser reservados no Sympla a partir de três dias antes do início das aulas. Toda a programação, incluindo detalhes sobre ingressos, está disponível para consulta e compra aqui.

Desde sua fundação em 2015, a Aguda Cinema tem se destacado em Alagoas ao priorizar narrativas autênticas do Nordeste e fortalecer o estado como um polo cinematográfico. Com mais de 450 vagas oferecidas para formação, o projeto já atraiu renomados profissionais como Vera Hamburguer, Hilton Lacerda, Ale Tosi, Cíntia Domit Bittar, Marianne Macedo, René Guerra e Tomás von der Osten.

Idealizada pela diretora e roteirista alagoana Laís Santos Araújo, com a produção de Pedro Krull, a produtora coleciona prêmios que ampliaram o alcance do cinema alagoano internacionalmente. Entre suas produções de destaque está o curta-metragem "Infantaria", vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Berlim (Berlinale, Generation 14Plus) e aclamado em outros festivais ao redor do mundo, como Rotterdam, Vienna Shorts e Palm Springs ISFF.

"A gente sempre tenta trazer cursos em que há um déficit de formação aqui, então a gente espera que mais pessoas consigam participar e profissionais novos surjam no audiovisual. Temos alguns casos nas últimas edições, de alunos que participaram de nossas aulas e depois começaram a fazer seus primeiros filmes como profissionais. Nossa meta é que isso sempre aconteça", explica Laís. 

A diretora ainda destaca que o principal diferencial dessa edição é a maior oferta de cursos e o laboratório de projetos que será realizado ao final. “Como temos a oportunidade de fazer um projeto mais longo, alguns cursos são super intensivos, como direção de arte, que terá 30h. Além disso, temos algumas surpresas mais ao final do curso".

PROGRAMAÇÃO

O Sala de Roteiros é um projeto contínuo de formação em cinema, que tem como missão oferecer anualmente capacitações técnicas e artísticas em Alagoas. Nesta edição são disponibilizados 5 opções de cursos, a serem realizados na sede do Sebrae Alagoas e com os valores variando de R$110,00 a R$176,00 já incluso as taxas.

Para pessoas autodeclaradas pretas, indígenas e/ou trans, serão disponibilizados 6 ingressos gratuitos para cada curso. As pessoas que optarem pelas bolsas e não comparecerem às aulas estarão impedidas de participar gratuitamente de qualquer outro curso do projeto.

 5 DE JULHO/ABERTURA 

FILME ESTRANHO CAMINHO E MASTERCLASS COM GUTO PARENTE

Local: CINE ARTE PAJUÇARA

Horário: 18h15 às 23h

Carga horária: 4h

Sinopse ESTRANHO CAMINHO: David, um cineasta experimental, retorna ao Brasil pela primeira vez em dez anos, quando seu longa-metragem está marcado para estrear em um festival local. Embora tenha retornado para apresentar seu filme, seus pensamentos se voltam cada vez mais para o pai, que ele não vê ou tem notícias desde que partiu. À medida em que a pandemia de COVID-19 se espalha e um lockdown é decretado, David acaba na porta de seu pai. Eles começam uma coexistência desconfortável, enquanto David simultaneamente tenta conhecer seu pai e conquistar seu interesse. O velho, porém, mostra-se inescrutável e caprichoso à medida que coisas cada vez mais estranhas começam a acontecer ao seu redor.

08 A 12 DE JULHO

 CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS DE NÃO-FICÇÃO COM LUANA ROCHA

Local: SEBRAE-AL (R. Dr. Marinho de Gusmão, 46 - Centro)

Horário: 9h às 12h

Carga horária: 15h totais, 03h/dia

Descrição: As histórias reais, muitas vezes, por si só, apresentam dramaticidade suficiente para a realização de um filme, mas é no processo de desenvolvimento do projeto que as peças da realidade são ajustadas para encontrar a melhor maneira de contar essas histórias. Neste curso, a instrutora Luana Rocha abordará componentes essenciais para elaboração de projetos de não-ficção, passando pela pesquisa inicial até a fase de pós-produção, afinal, filmes de histórias reais se constroem do roteiro até a montagem. As aulas apresentam os conceitos que podem ser aplicados para diferentes formatos de não ficção como: documentários, séries, true crime e realities. Na sexta-feira, última aula, a instrutora fará uma aula especial (masterclass) sobre true crime, um dos gêneros mais populares da atualidade.

15 A 19 DE JULHO

FIGURINO PARA CINEMA E TV COM ALICE ALVES

Local: SEBRAE-AL (R. Dr. Marinho de Gusmão, 46 - Centro)

Horário: 19h Às 22h

Carga horária: 15h totais, 03h/noite

Descrição: O curso mostra como atua o profissional do figurino em produções para Cinema e TV. O aluno aprende nas aulas a desenvolver os principais temas da área como: Conceito de Figurino, Decupagem de Roteiro, Planejamento da Produção, Pesquisa de Referências, Desprodução e Ética na profissão. O pensamento crítico será enfatizado para mostrar a contribuição da figurinista como uma voz estética importante no desenvolvimento de projetos audiovisuais para Cinema e TV. O aluno passará a conhecer todas as etapas do processo de construção de um figurino e isso modificará para sempre seu olhar com relação às produções audiovisuais.

23 A 26 DE JULHO

ATUAÇÃO PARA ATORES E DIRETORES COM NASH LAILA

Local: SEBRAE-AL (R. Dr. Marinho de Gusmão, 46 - Centro)

Horário: 19h Às 22h

Carga horária: 12h totais, 03h/noite

Descrição: Fundamentos técnicos para atuadores que querem descobrir o poder da espontaneidade em cena. Esta oficina propõe a investigação da atuação através de exercícios de escuta, desmascaramento, relaxamento, criação e conexão com o jogo partindo de um roteiro (texto) até ser incorporado (personagem-pessoa) e vivenciado (jogo). Serão trabalhadas cenas de monólogo e treinadas contracenas com práticas de construção, subtexto, superobjetivo, presença, relação e desejo até chegar à ação. A fim de construir interpretações em rigor com a vida, sem automatismos, este workshop intensivo se firma na vasta experiência da atriz-diretora com diversas técnicas de atuação no cinema e teatro ao longo de quase 20 anos de carreira.

24 A 26 DE JULHO

CARACTERIZAÇÃO E MAQUIAGEM PARA CINEMA COM NATIE CORTEZ

Local: SEBRAE-AL (R. Dr. Marinho de Gusmão, 46 - Centro)

Horário: 14h30 às 18h30

Carga horária: 12h totais, 04h/tarde

Descrição: O curso iniciará ensinando como analisar e decupar o roteiro pensando na caracterização, continuidade e referências de cada personagens. Em seguida, passará pelos princípios de luz e sombra, teoria das cores, efeitos do tempo, emoções e arcos de personagens. Além disso, o curso apresentará tridimensionalidade, criação de texturas e príncipios da anatomia. E - não poderia faltar - um exercício prático de criação de personagem e de como aplicar as teorias de luz, sombra e cores.

 29  DE JULHO A 2 DE AGOSTO

Som Direto: Teoria e Prática com Lucas Coelho

Local: SEBRAE-AL (R. Dr. Marinho de Gusmão, 46 - Centro)

Horário: 14h30 às 18h30

Carga horária: 20h totais, 05h/dia

Descrição: Curso introdutório à captação de som para audiovisual. Pretende-se apresentar as funções do técnico de som direto e microfonista e seus fluxos desde o roteiro à entrega do material. Serão estudados conceitos de vibração e propagação, ondas e espectro sonoro, acústica e psicoacústica, e realizados exercícios de escuta com sintetizadores de frequências e câmaras de reverberação. Os alunos aprenderão sobre tipos de microfone, montagem de equipamentos, sistemas de captação, sincronia, gravações mono, stereo e multicanal e muito mais. Para coroar, haverá práticas de gravação em interiores, exteriores e em condições adversas.